Fãs da escritora inglesa Agatha Christie (1890-1976), uma das damas da literatura de suspense ou policial, têm motivação especial para ir aos cinemas. Estreou no circuito nacional na quinta-feira, 14, também nos cinemas de Santa Cruz do Sul, a produção de suspense A Noite das Bruxas, adaptação de romance da autora, originalmente publicado em 1969. A direção é do também inglês Kenneth Branagh, cuja trajetória, como ator e como cineasta, já registra algumas obras referenciais. Como ator, ele também esteve no elenco de Oppenheimer, lançado neste ano.
LEIA TAMBÉM: Vivências que celebram a natureza estão em cartaz na Casa de Artes Regina Simonis
Em A Noite das Bruxas, o investigador belga Hercule Poirot, personagem criado por Agatha, e papel representado pelo próprio Branagh, já está aposentado de suas aventuras e vive em um exílio em Veneza, após a Segunda Guerra Mundial. Ele tem a oportunidade de assistir a uma sessão espírita em um palácio assombrado. Quando um dos convidados é assassinado, ele se vê impelido em voltar à ação, e começa a tomar contato com um mundo de ameaças e segredos. Ao lado da investigação em si, como se pode depreender, a fotografia é uma atração à parte, explorando a paisagem encantadora de Veneza, com seus canais.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Concurso de fotografia vai valorizar arquitetura do estilo Art Déco
Este é o terceiro filme de uma sequência de produções, em uma espécie de franquia, conduzidos por Kenneth Branagh e centrados na investigação de assassinatos. Os dois anteriores foram Assassinato no Expresso do Oriente, em 2017, e Morte no Nilo, de 2022. A adaptação de A Noite das Bruxas, bem como dos dois anteriores, acaba por constituir um convite para retomar a leitura da obra de Agatha Christie. Ao longo de sua carreira, a autora, que morreu com 85 anos, em 1976, publicou dezenas de títulos que permanecem best-sellers no mundo todo, e foram adaptados para os palcos, o cinema e a televisão.
LEIA TAMBÉM: Concurso levará o clima da Oktoberfest para as ruas
Publicidade
Ela estreou em 1920, por volta dos 30 anos, com O Misterioso Caso de Styles, e nos anos seguintes foi lançando sucessivamente, em obras que se tornaram clássicos do noir, como é conhecida a literatura de suspense ou policial. Com isso, ela fez escola, inspirando e motivando uma ampla safra de outros autores a também enveredar pelo gênero de mistério e suspense.
Atualmente, a obra de Agatha Christie pode ser localizada em livrarias, físicas e virtuais, em várias edições, assinadas por diferentes editoras. A Noite das Bruxas, por exemplo, está disponível em uma nova edição da HarperCollins, com tradução da escritora carioca Bruna Beber, em 240 páginas, a R$ 54,90. Mas há ainda as edições da Globo Livros e da L&PM, entre outras.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Publicidade
This website uses cookies.