Santa Cruz do Sul vivenciou, nesta semana, uma intensa agenda cultural, com a realização do 4º Festival Santa Cruz de Cinema, como a Gazeta do Sul, inclusive, repercutiu diariamente. A Mostra Competitiva proporcionou ao público a oportunidade de assistir a 18 curtas representantes de diversos estados, além das produções locais, até a confirmação do grande vencedor, na noite dessa sexta-feira, 3, o filme Inabitável, como detalha o jornalista Marcio Souza na página 37 desta edição.
Já consagrado no calendário anual do cinema no País, o festival sinaliza para a retomada efetiva dos grandes eventos artísticos e culturais na região. Ainda que não tenha sido marcado pela vinda à cidade do homenageado da edição, o ator Matheus Nachtergaele, que não pôde se fazer presente devido a um contratempo de saúde nos dias imediatamente anteriores à viagem para o Sul, outro expoente do cinema, do teatro e da TV, a atriz Ítala Nandi, esteve em Santa Cruz e conversou com Marcio Souza na quinta-feira, 2, em entrevista publicada na edição dessa sexta.
O cinema reforça, na reta final do ano, a relevância e a importância de um evento cultural e artístico, capaz, sempre, de projetar positivamente a comunidade para o Estado e para o País. Como tal, um veículo de comunicação cumpre função inadiável, de dar visibilidade e de enaltecer os feitos dos atores de todos os segmentos econômicos, dos quais faz parte, com muita pertinência, a área artística e cultural, com destaque para cinema, música, literatura e artes plásticas. E a Gazeta, como bem sabem os leitores e o público regional, nunca abdicou, e jamais abdicaria, de cumprir bem esse papel.
Publicidade
Se o 4º Festival Santa Cruz de Cinema terminou na sexta-feira, segue, ao longo dos próximos dias, uma agenda de máximo interesse coletivo: a do julgamento da tragédia da Boate Kiss, no Tribunal do Júri do Foro Central I, em Porto Alegre. E, como não poderia deixar de ser, a Gazeta do Sul, uma vez mais, acompanha de perto essa atividade, que tão alto fala a toda a comunidade gaúcha e brasileira. O jornalista Cristiano Silva e o fotógrafo Alencar da Rosa, os dois únicos profissionais de imprensa da região credenciados para esta cobertura, permaneceram ao longo da sexta-feira na capital, acompanhando in loco a sessão do júri e enviaram de lá o conteúdo para esta edição, publicado nas páginas 41 a 43. Eles, inclusive, permaneceram na manhã deste sábado na capital para repercutir o caso com familiares das vítimas. E, naturalmente, o júri segue na próxima semana, mais uma vez com a presença da Gazeta na sessão de quarta-feira. Como, aliás, a Gazeta procura estar presente em todos os fatos ou eventos de alto significado para a comunidade regional. Um bom final de semana para todos e uma boa leitura.
LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROMAR BELING
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade