O Cine-Theatro Coliseu, que ficava localizado na Rua de Júlio de Castilhos, 567, foi o primeiro cinema de Santa Cruz do Sul. A inauguração ocorreu há 108 anos, em 5 de novembro de 1914, uma quinta-feira, com a projeção do filme mudo Índias Negras. A trilha musical foi feita ao vivo pela Orquestra Estudiantina.
O prédio do Coliseu era de madeira. Porém, o aparelho cinematográfico ficava em uma sala especial de alvenaria, com garantia contra incêndios (eles eram comuns nos cinemas antigos). O imigrante italiano Francisco Severini foi proprietário, razão pela qual o local também era chamado de Cinema Severini.
LEIA TAMBÉM: Picada Nova: relembre a colonização de Rio Pardinho
Publicidade
A sala de espetáculos, com cem lugares, possuía ampla porta de entrada e saídas laterais para o conforto do público. O piso inclinado permitia uma boa visão da tela e do palco. Havia galerias nas laterais da sala e nos fundos. Nesses camarotes, geralmente, ficavam os casais e “pessoas de bem”.
Existia também uma sala de espera, instalações sanitárias e um local para a venda de balas e cigarros. O prédio foi construído por João A. Caspary. Na noite de inauguração, os ingressos custaram 1$000 a geral e 6$000 o camarote para cinco pessoas.
Em 1919, o Clube União alugou o Coliseu e mudou seu nome para Cinema Apollo. No segundo piso do edifício, a entidade instalou sua parte social e, no térreo, continuaram as projeções de filmes.
Publicidade
Pesquisa: Gazeta do Sul
LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.