Santa Cruz do Sul

Cinco secretarias municipais já estão instaladas no Centro Administrativo I

Cinco secretarias municipais estão de casa nova desde o mês passado em Santa Cruz do Sul. Anteriormente instaladas em prédios alugados, agora Fazenda, Administração, Educação, Planejamento e Governança e Habitação e Regularização Fundiária passaram a ocupar o Centro Administrativo I, na Rua Coronel Oscar Rafael Jost, 1551.

O prédio, conhecido por antigamente sediar a Faculdades Integradas de Santa Cruz (Fisc), passou por uma grande reforma para receber as cinco estruturas. Em uma área de 5.073,41 metros quadrados, dividida em três pavimentos, o edifício dispõe de 60 salas onde trabalham 221 servidores.

LEIA TAMBÉM: Primeira etapa do Santa Cruz em Dia arrecada mais de R$ 9 milhões

Publicidade

A prefeita Helena Hermany comemorou a concretização do plano de centralização das pastas em um mesmo local. A efetivação do Centro Administrativo representa, além de economia para os cofres públicos, a oferta de boas condições de atendimento aos contribuintes e melhor ambiente de trabalho aos servidores municipais.

“Nestas novas instalações, as pessoas terão um melhor acolhimento de suas necessidades. Além disso, os recursos que antes eram destinados ao pagamento de aluguéis poderão ser investidos em mais desenvolvimento para nossa cidade”, avaliou Helena.

LEIA TAMBÉM: Programa oferece descontos e prazos estendidos para contribuintes que quitarem débitos; veja 

Publicidade

Na avaliação do vice-prefeito e secretário de Saúde, Elstor Desbessell, a inauguração do Centro Administrativo I é um marco para o município. “Esse é um legado que nossa administração deixa para a cidade, a comunidade e os servidores. O conceito dos Centros Administrativos I e II trará funcionalidade para o serviço público municipal e facilidade de acesso aos contribuintes”, afirmou.

Integração e mais agilidade nos serviços

Com 37 anos de serviços prestados à Prefeitura, João Carlos de Moraes, 58, aprovou as novas instalações. Servidor do Setor de Protocolos da Secretaria de Planejamento e Governança, ele retornou ao prédio do Centro Administrativo I depois de passar por outros três endereços.

João Carlos: comodidade aos usuários

Para Moraes, entretanto, o principal destaque é a facilidade de atendimento ao cidadão. A reunião das secretarias de Fazenda, Planejamento e Habitação em um mesmo lugar facilita a vida dos contribuintes, que podem resolver questões burocráticas em um único local. Segundo ele, a reunião de secretarias também trouxe mais agilidade para o trabalho e tem permitido conhecer colegas com quem não tinha contato.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Centro Administrativo deve entrar em funcionamento nos primeiros meses de 2023

A servidora Tais Machado Fagundes, 42, há 14 anos na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, ficou bastante empolgada. “Até para a comunicação entre secretarias ficou melhor. Temos contatos constantes com as de Fazenda e de Planejamento, e agora não precisamos mais fazer grandes deslocamentos”, considera.

Tais Fagundes: comunicação entre pastas

Surpresa positiva

O casal de aposentados Gladis da Silva e Elpídio José da Silva visitou o Centro Administrativo I pela primeira vez nessa sexta-feira, 7. Buscando esclarecimentos quanto ao carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no setor de Atendimento ao Público da Secretaria de Fazenda, eles se surpreenderam positivamente com as novas instalações.

Publicidade

Gladis e Elpídio José da Silva ficaram satisfeitos

LEIA TAMBÉM: Empresa de Santa Cruz vence licitação para construir o Centro Administrativo

“Ficou muito lindo, quanta diferença”, comentou Gladis. Para Elpídio, o que mais chamou atenção foi a amplitude do saguão de entrada. “Também está bastante acessível”, considerou. Para o casal do Bairro Bonfim, a presença de várias secretarias no mesmo prédio é outro aspecto favorável da nova estrutura. “Antes, muitas vezes era preciso se deslocar de um lado para outro. Agora, centralizou. Para a sociedade, isso é muito bom”, disse Gladis.

Saiba mais

Estacionamento para os visitantes

Para tornar mais fácil o acesso da comunidade ao Centro Administrativo, a Prefeitura deve finalizar nos próximos meses as obras nos fundos do prédio, onde serão disponibilizadas vagas aos visitantes. Enquanto isso não acontece, os motoristas podem estacionar também na área interna do Parque da Oktoberfest, com acesso pelo portão lateral 7, ocupando as vagas ao lado do Ginásio Poliesportivo, em frente ao Centro.

Publicidade

Obras no Centro Administrativo II

Na esquina da Oscar Jost com a 28 de Outubro, a Prefeitura prepara mais uma etapa para a concentração da maioria dos serviços municipais em uma única área. O Centro Administrativo II teve sua construção reiniciada, depois de quase 12 anos. A obra, retomada no começo deste ano, tem previsão de conclusão em 21 meses. A edificação de sete pavimentos já conta com mais de 10% do projeto executado. O serviço é realizado pela empresa K&G Construções, vencedora da licitação, no valor de R$ 25.900.255,11.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.