Polícia

Cinco são capturados pela Brigada Militar durante operação contra o tráfico em Venâncio

Em uma operação deflagrada entre a noite dessa sexta-feira, 13, e a madrugada deste sábado, 14, a Brigada Militar (BM) de Venâncio Aires prendeu cinco criminosos. O trabalho teve como foco o combate aos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), entre eles feminicídio, roubo, mas principalmente o tráfico de entorpecentes, considerado crime que acaba influenciando no aumento de outros delitos.

Diversas guarnições da BM ocuparam pontos da cidade onde há maior incidência do comércio de entorpecentes. Por volta das 19h15 dessa sexta-feira, em uma dessas abordagens, no Bairro Gressler, um homem de 38 anos, procurado pela justiça, foi visualizado por uma guarnição saindo de um local utilizado por usuários de drogas. No momento em que viu os PMs, jogou foram um objeto, que não foi mais encontrado. Os policiais o abordaram e verificaram que ele tinha um mandado de prisão preventiva em aberto por reiteradas importunações e perseguições contra sua ex-esposa. Por isso, o homem, que já antecedentes por ameaça, lesão corporal, tráfico de drogas e perseguição foi algemado e encaminhado ao sistema prisional.

LEIA TAMBÉM: Brigada Militar prende homem por cumprimento de mandado em Venâncio Aires

Publicidade

Coordenando a operação, a capitã Michele da Silva Vargas detalhou o caso. “Esse preso é um resumo do que a droga faz com as famílias. Deixou esposa e filhos para viver sem qualquer dignidade pelos cantos da cidade consumindo crack. Mas, certamente a droga inicial foi outra, até que não conseguiu manter o consumo e o vício o fez consumir a mais barata, o que rapidamente jogou-o nas ruas”, comentou a comandante da BM de Venâncio.

“As pessoas precisam ter consciência”, diz capitã Michele

Mais tarde, ainda na sexta-feira, por volta das 22 horas, em ações no Bairro Xangrilá, policiais visualizaram uma motocicleta CB Twister amarela, que já é conhecida por realizar tele-entrega de drogas na cidade. Ela estava tripulada por dois suspeitos, sendo um com uma mochila preta nas costas. Na tentativa de abordagem, eles fugiram. Após perseguição, a dupla foi abordada e identificada.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: STJ nega habeas corpus a influenciadora Deolane Bezerra

Tratava-se de um jovem de 22 anos e uma adolescente de 17. Em revista, foram localizadas porções de cocaína, balança de precisão, R$ 200,00 em dinheiro e uma corrente. O adulto, apesar da pouca idade, possui vasta ficha policial, por crimes como homicídio, tráfico de drogas, estupro e ameaça. Ele foi encaminhado ao presídio e a adolescente foi apreendida.

Já na madrugada deste sábado, ocorreram mais duas prisões. Em ações no Bairro Battisti, por volta das 2 horas, PMs visualizaram quando um homem saiu de um terreno baldio e largou nas mãos do motorista de uma Hyundai IX35 preta um objeto. A guarnição realizou a abordagem e apreendeu com a dupla porções de cocaína e R$ 777,25 em dinheiro.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Homem tenta fugir, mas é preso pela Brigada Militar por tráfico de drogas em Santa Cruz

Além dos entorpecentes e valor, o condutor do carro, que tem 31 anos, se recusou a fazer o teste do bafômetro. O veículo terminou apreendido. O motorista e o outro acusado, de 22 anos, foram presos em flagrante e encaminhados ao sistema prisional. Nenhum nome dos detidos foi revelado pelas autoridades policiais.

Ao final da operação, a capitã Michele salientou o trabalho realizado pelas equipes. “Trabalhamos para coibir a expansão do comércio dos entorpecentes que acabam por destruir vidas, incitar o furto, o homicídio, entre outros crimes. Mas as pessoas precisam ter consciência e tratarem sua dependência, pois se há o comércio de tráfico, é porque tem o cliente, o usuário. Hoje um homem anda de IX35, mas amanhã o futuro dele é dormir na rua. A família precisa interceder urgentemente quando identificar casos em casa e buscar auxílio”, salientou.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.