Uma solenidade marcada para as 10 horas desta quarta-feira, 20, na Câmara de Vereadores de Vera Cruz, vai simbolizar a expansão de serviços do Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, para a cidade vizinha. A instituição vai fazer parte da gestão do Hospital Vera Cruz, que enfrenta dificuldades. Por mês são cerca de 1,7 mil atendimentos e 100 internações no local.
O Portal Gaz preparou cinco perguntas e respostas para você entender o que está acontecendo:
1) Qual a situação do Hospital Vera Cruz?
A instituição é administrada há mais de 20 anos pela Fundação de Saúde Jacob Blesz, que enfrenta dificuldades para manter os serviços no hospital. No início do ano o governo do Estado rompeu o convênio que previa a realização de partos na casa de saúde, por exemplo. Outro problema é a falta de atendimentos especializados. O quadro levou a fundação e a Prefeitura – que é quem mais injeta dinheiro no hospital – a buscarem um parceiro para garantir a manutenção dos serviços e até mesmo melhorias.
Publicidade
2) Por que o Ana Nery entrou na jogada?
Em Santa Cruz do Sul o Hospital Ana Nery já mantém convênio semelhante com a Prefeitura, que entregou para a instituição a gestão de duas importantes unidades de saúde: a UPA Esmeralda e o Hospitalzinho, recentemente ampliado. Este know how adquirido pelo hospital santa-cruzense facilitou a aproximação com a Prefeitura de Vera Cruz e a fundação que administra o hospital. As tratativas duraram em torno de três meses e incluíram um estudo de viabilidade realizado pelo Ana Nery antes de assumir o compromisso.
3) O que será anunciado no evento desta quarta?
Representantes da Prefeitura de Vera Cruz, do Ana Nery e da fundação vão assinar o contrato de parceria e detalhar como será o funcionamento. Existe a possibilidade de já ser anunciado também algum novo serviço que venha a ser levado imediatamente a Vera Cruz pelo Ana Nery.
4) Como será a atuação do Ana Nery no Hospital Vera Cruz?
Inicialmente a gestão será compartilhada entre Hospital Ana Nery e Fundação de Saúde Jacob Blesz. No fim do ano a parceria deve ser avaliada. A tendência é que, com o passar do tempo, o Ana Nery assuma um papel mais relevante na gestão da casa de saúde. A expertise de gestão do Ana Nery deverá, de forma muito rápida, melhorar o padrão de atendimento e ampliar a lista de serviços oferecidos no Hospital Vera Cruz.
Publicidade
5) A mudança na gestão do hospital vai provocar demissões ou contratações de pessoal?
Segundo a presidente da Fundação de Saúde Jacob Blesz, Clair Tornquist, os 50 funcionários e 34 médicos do Hospital Vera Cruz deverão ser mantidos. Isso porque a ideia é, o quanto antes, ampliar a oferta de serviços no hospital, o que pode inclusive demandar a contratação de outros profissionais.
This website uses cookies.