Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

história

Cinco livros para entender a cultura do Líbano

Vista panorâmica de Beirute, a capital do país que tem sido alvo de ataques por Israel

O Líbano, um país diminuto banhado pelo Mar Mediterrâneo, em pleno Oriente Médio, está de novo nos noticiários. É o que ocorre de tempos em tempos, e não raro por alguma conflagração no ambiente social da região. Desta vez, seu território, de pouco mais de 10 mil quilômetros quadrados, menos da metade do que possui Sergipe, o menor dos estados brasileiros, tem sido intensamente bombardeado (e até invadido) por Israel.

Mapa do Líbano, que tem metade do território de Sergipe, o menor estado brasileiro

De efetivo, esse vizinho tem como alvos líderes e integrantes do Hezbollah (termo que, em árabe, significa “Partido de Deus”), um grupo armado financiado pelo Irã e que se oculta em regiões libanesas. O problema é que ao mirar o Hezbollah Israel desmantela junto a infraestrutura libanesa, e obriga parcela da população a fugir para áreas menos perigosas.

LEIA MAIS: “Nenhum povo, seja ele qual for, merece viver sob a guerra”, avalia escritora filha de sírio-libaneses

Publicidade

Mais uma vez esse pequeno país se vê exposto para o mundo. Como havia ocorrido em agosto de 2020, quando terminais do porto de Beirute, a capital, simplesmente explodiram de maneira cinematográfica. E como se vira ainda, entre crises internas ou externas, ao longo do século 20.

Abaixo, indicamos cinco livros, de autores libaneses, estudiosos internacionais ou mesmo escritores brasileiros, que ajudam a entender melhor essa nação e seu povo. Confira:

Um Ensaio essencial

O mundo em desajuste, do prestigiado escritor libanês Amin Maalouf, nascido em Beirute, é leitura essencial para entender a região.

Publicidade

Presença no Brasil

Brimos, do jornalista Diogo Bercito, detalha a imigração sírio-libanesa para o Brasil e contextualiza a sua participação em diferentes áreas.

Uma viagem afetiva

No final ficam os cedros, romance do escritor jordaniano-alemão Pierre Jarawan, narra linda história de reencontro com o Líbano.

O povo e sua cultura

Os libaneses, do professor e historiador Murilo Meihy, em série da editora Contexto, apresenta em detalhes a cultura desse povo.

Publicidade

Tensão constante

Pobre nação, do escritor e jornalista britânico Robert Fisk, elucida, em 966 páginas, a complexa história libanesa no século 20.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile