Santa Cruz do Sul

Cinco integrantes do grupo que saiu de Santa Cruz permanecem presos em Brasília

Dos 29 integrantes do grupo de Santa Cruz que esteve em Brasília no fim de semana em que ocorreram as invasões aos prédios dos Três Poderes, no início de janeiro, cinco permaneciam presos até as 18 horas dessa terça-feira, 28, quando a relação de custodiados foi atualizada pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Distrito Federal. Entre os que ainda não foram liberados estão duas mulheres e três homens.

LEIA TAMBÉM: Presos podem responder por até quatro crimes; veja quais

Dos mais de 1,4 mil presos após as invasões, 655 foram liberados e 781 permanecem no sistema penitenciário. Desde segunda-feira, 225 foram soltos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. As liberdades provisórias foram concedidas por Moraes sob a justificativa de se tratarem de réus primários, que já foram denunciados, e na maior parte das vezes possuem filhos menores ou questões de saúde. Ainda assim, tais pessoas deverão usar tornozeleira eletrônica e ficar em casa durante a noite e aos finais de semana.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa-cruzenses estão entre os detidos em Brasília

Nessa quinta-feira, 2, após audiência de oito senadores com Moraes, o senador Rogério Marinho (PSDB-RN) disse esperar que mais detidos sejam soltos “nos próximos 15 a 20 dias”. Ele disse ter havido sinalização do ministro pela rápida liberação de pessoas que não tenham cometido atos criminosos em 8 de janeiro, mas acabaram eventualmente presas junto com os verdadeiros vândalos.

No caso do grupo de Santa Cruz, advogados que representam alguns dos integrantes afirmaram possuir evidências de que o ônibus só chegou à Capital no final da tarde do dia 8 de janeiro e, portanto, não participaram dos atos violentos.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.