As férias chegaram e uma boa maneira de aproveitar o tempo livre é aprendendo alguma coisa. Mas isso não tem a ver somente com cursos, livros e cadernos. Também é possível entender mais sobre um assunto através de filmes.
Nesse sentido, o início do ano pode ser a época ideal para aprender mais sobre educação financeira, para estipular metas e objetivos a serem cumpridos ao longo dos próximos meses de 2022. Então, para entender de forma didática e descontraída o universo financeiro, aí vai uma lista de dicas de ótimos filmes. Confira:
- A Grande Aposta (The Big Short)
Vencedor do Oscar de 2016, o filme A Grande Aposta é baseado no livro de Michael Lewis. Ele explica de maneira simples e prática a crise de 2008 do mercado imobiliário americano, que trouxe grandes consequências para a economia mundial. Ideal para quem não tem muito conhecimento sobre economia e finanças.
O filme conta a história de um grupo de oportunistas que faz uma fortuna ao prever a crise econômica dos EUA e apostar contra os bancos.
- Trabalho interno (Inside Job)
Ainda falando sobre a crise financeira de 2007-2008, esse documentário, vencedor do Oscar de 2011, retrata quais foram os fatores que provocaram essa crise e qual foi o impacto na sociedade.
Dividido em 5 partes, ele mostra o lado sujo de Wall Street, iniciando sobre o cenário econômico mundial no começo do século 21. E passando pelas mudanças políticas e práticas bancárias até chegar nas consequências do estouro da bolha imobiliária e os responsáveis por esta situação.
Definitivamente, é quase que uma aula de economia para entender mais sobre o sistema capitalista e a crise financeira de 2008.
- O mago das mentiras (The wizard of lies)
Este filme é baseado no livro de Diana B. Henriques, e é inspirado na história de Bernard Madoff, um dos maiores investidores de Wall Street e que foi condenado a 150 anos de prisão por uma das maiores fraudes financeiras dos Estados Unidos, o Esquema Ponzi.
É ótimo para quem deseja entender mais sobre como funcionam os esquemas de pirâmide financeira.
- Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
Também inspirado em um livro, este filme retrata de forma descontraída e humorada sobre os prejuízos da falta de planejamento financeiro pessoal e do excesso de consumismo.
O mais irônico e engraçado do filme é que de dia, a personagem principal, a jornalista Rebecca Bloomwood, ensina às pessoas sobre como administrar o dinheiro em uma revista de finanças. Mas, fora do trabalho, se torna uma consumidora compulsiva, a ponto de ir à falência.
- Até que a sorte nos separe
Inspirado no livro “Casais inteligentes enriquecem juntos”, do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, o filme brasileiro também retrata sobre o excesso de consumismo e o descontrole financeiro.
O filme trata a história de uma família que ganhou uma fortuna na Mega Sena, mas ficou falida anos depois de uma vida de luxo e ostentação.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Heloísa Corrêa Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.