ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Cinco dicas para montar uma bela mesa de fondue

Predominantemente nas regiões Sul e Sudeste, onde o frio é mais intenso, muita gente gosta de se reunir e preparar em casa mesmo, por exemplo, um delicioso fondue. A tradição de espetar pequenos pedaços de petiscos e molhá-los em cremes de queijo e chocolate surgiu na Suíça e ela não tem este nome por acaso. Fondue, do francês, significa ‘fundir/‘derreter’ e desde os primeiros preparos, o fondue era a mistura de queijos derretidos fundidos com vinho, acompanhados de diferentes petiscos, sobretudo, carnes e legumes.

Atualmente, além do tradicional fondue de queijo, há também a versão de chocolate preto e branco. Se você quer preparar um fondue doce ou salgado, o Montacasa juntamente com a food stylist Priscila Mendes , separou alguns segredinhos para deixar a mesa linda e receber os amigos e familiares.

Publicidade

Comprando o aparelho de fondue

Publicidade

O aparelho de fondue é um item essencial para a preparação do prato devido a sua estrutura – feita para deixar o queijo ou chocolates sempre derretidos. É claro que você pode adaptar e usar uma panelinha e uma vela, mas peças destinadas a este fim são mais praticas, além de interferirem, claro, diretamente no sabor da fondue.

A food stylist Priscila Mendes, por exemplo, acredita que investir em uma panela específica é essencial. “Na mesa de fondue, a panela é o centro das atenções. Por isso, vale a pena investir numa panela de qualidade e que mantenha a fondue quente, do início ao fim. Sou fã dos modelos de cerâmica que, além de lindas, cumprem super bem esta função”, conta.

Publicidade

Vale lembrar que um aparelho de fondue, dependendo do tamanho, serve de quatro a seis pessoas. Mais do que isso, é muito provável que haja uma confusão entre as pessoas servidas, já que todas elas acabam se servindo em um mesmo lugar e ao mesmo tempo e  ninguém quer tornar a mesa de fondue uma verdadeira arena de competição, certo?

Publicidade

Na hora de comprar o seu aparelho de fondue, observe: todas as peças possuem, além de uma estrutura diferenciada, garfinhos de cabo extenso que auxiliam na hora de mergulhar os petiscos dentro do molho de queijo ou chocolate e levá-los até o prato. Muitos destes utensílios, inclusive, possuem cores diferentes na ponta justamente para os convidados da mesa não se confundirem e garantirem um garfinho único para si.

Mesa: com toalhas ou sem?

Publicidade

Publicidade

Uma mesa com toalha tem seu charme, mas se você quer fazer um fondue em casa e com praticidade, lembre-se que as toalhas podem sujar. E é natural que isso aconteça já que os convidados precisam levar os petiscos para o aparelho de fondue e voltar para o prato várias vezes durante a refeição, resultando em muitos respingos.

Uma ideia legal é apostar em pequenas tábuas de madeira individuais que vão dar, inclusive, um climinha mais rústico para a ocasião, além de ficar super bonito.

Publicidade

Louças e copos

Publicidade

Publicidade

Itens coringas

Um coringa de uma mesa de fondue são as cocottes, você já ouviu falar? São aquelas mini panelinhas graciosas feitas exatamente para dar um up na mesa posta e tudo sem esquecer da delicadeza. Coloque nelas vários tipos de molhos e temperinhos, que não tem erro. Só preste atenção para não exagerar, pois os convidados precisam de espaço para se movimentar, alcançar o aparelho de fondue e levar os petiscos até o prato.  

Já para a food stylist Priscila Mendes, usar louças vibrantes e guardanapos estampados é uma ideia para fugir do tradicional e deixar tudo mais charmoso.

Moedores de sal e pimenta são essenciais

Para trazer mais sabor à mesa, invista em moedores de sal e pimenta na hora de servir a fondue de queijo. Os temperos são essenciais para que os convidados tenham mais autonomia e controlem o sabor dos petiscos de acordo com o gosto pessoal.

Publicidade

© 2021 Gazeta