Pela primeira vez, depois de quase 40 anos, Chaves e Chapolin começaram a ser exibidos na TV paga. O Multishow comprou os 500 episódios do catálogo das séries mexicanas.
Segundo o canal, a exibição das séries vai ocorrer todos os dias às 23 horas. E ainda prometem 100 episódios inéditos no Brasil, que vão ser exibidos em ordem cronológica.
Agora, será que Seu Madruga pagou o aluguel? E Tangamandapio existe? Confira cinco verdades sobre Chaves.
Publicidade
Seu Madruga pagou o aluguel em algum momento?
Em boa parte dos episódios, Seu Madruga (Ramón Valdez) conseguiu enrolar o Seu Barriga (Édgar Vivar) e não pagou o aluguel. Mas, quase que por milagre, o pai de Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves) quitou a dívida (ou parte dela) em dois episódios. Segundo o blog Notícias da TV, em ambas as situações, Seu Madruga se lembrou que havia guardado dinheiro em um envelope e esquecido em cima do guarda-roupa.
Publicidade
Uma imobiliária mexicana, a Nuroa, chegou a calcular com base nos valores de 1970 o quanto Seu Madruga devia com 14 meses atrasados. O montante chegava a cerca de US$ 1.617,00 (ou R$ 6.047,00 atuais), sem multas e juros.
Tagamandapio existe?
Publicidade
Sim! A cidade realmente existe. Na série ela era sempre citada pelo carteiro Jaiminho (Raúl Padilha). Tagamandapio é um pequeno município de 10 mil habitantes que fica no interior do Estado de Michoacán, no México. Em 2012 Jaiminho ganhou uma estátua em sua homenagem por ter divulgado a cidade para milhões de telespectadores.
A casa do Chaves era o barril mesmo?
Publicidade
Chaves (Roberto Bolaños) sempre aparecia dentro do barril, mas não era lá que ele morava. O local era apenas seu esconderijo. Durante a noite ele era abrigado por uma senhora da vila. Mas, nem ela, nem a porta do apartamento número oito apareceram durante a série.
Chiquinha e Quico somem em alguns episódios
Publicidade
Chiquinha precisou sair de cena durante um período quando Maria Antonieta ficou grávida, em 1974. Na série, a personagem tinha ido morar na casa das tias no interior.
Já em 1978 quem desfalcou a série foi Quico (Carlos Villagrán). O ator recebeu uma proposta para estrelar uma série na Venezuela e aceitou. A justificativa na história foi de que o personagem havia ido morar com a madrinha rica. Os últimos episódios dele são os de Acapulco.
Qual o nome dos personagens na versão em espanhol?
A maioria dos personagens ganhou apelido nas dublagens no Brasil. Chiquinha é diminutivo para Francisca, e nas primeiras dublagens era chamada de Francisquinha. Quico é apelido de Federico, nome comum em países de língua espanhola.
Seu Madruga era chamado originalmente de Don Ramón ou Seu Ramón. Já Seu Barriga era chamado pelo sobrenome: o nome completo era Zenon Barriga e Pesado. O mesmo acontecia com o Professor Girafales, que se chamava Inocêncio Girafales (Ruben Aguirre).
Chaves foi o único que nunca teve o nome divulgado em espanhol. Ele era El Chavo, que quer dizer apenas “o menino”.
This website uses cookies.