Categories: Geral

Cinco bancos concentram 79% das operações de crédito do país, diz BC

As cinco maiores instituições financeiras do Brasil – Banco do Brasil (BB), Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander – concentram 79,2% das operações de crédito no País no segmento bancário, conforme dados divulgados nessa segunda-feira, 7, no Relatório de Estabilidade Bancária (REB), do Banco Central (BC). Os números referem-se ao mês de dezembro de 2020. Em 2019, antes da pandemia do novo coronavírus, o porcentual era de 80,7%. Essas cinco instituições concentram 76,0% dos ativos totais e 77,7% dos depósitos. Em 2019, os porcentuais eram de 79,2% e 82,3%, respectivamente.

O Banco Central manteve, por meio do REB, as projeções para o mercado de crédito brasileiro em 2021, em meio aos efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia. A estimativa de alta para o saldo de crédito este ano seguiu em 8,0%. Este é o mesmo porcentual que constou no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado em março deste ano. Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2021 permaneceu em 11,1%. No caso dos recursos direcionados, a projeção seguiu em 3,7%.

LEIA TAMBÉM: Pix já é mais utilizado que DOC, TED e boleto, diz Banco Central

Publicidade

“Para pessoas físicas, a perspectiva de expansão anual do estoque de crédito de 11,5% tem como base a manutenção de condições favoráveis no mercado imobiliário e a melhora no mercado de trabalho”, registrou o BC no documento. “Para pessoas jurídicas, projeta-se crescimento de 3,4%, inferior ao de 2020, influenciado pelo fato de o crescimento em 2020 ter sido excepcionalmente afetado pela pandemia.

O Banco Central também informou que a margem financeira dos bancos representou 13,77% do spread do Índice de Custo do Crédito (ICC) médio no Brasil em 2020. No fim de 2019, este porcentual era de 13,67%. Os porcentuais indicam que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a margem dos bancos pouco variou no ano passado.

LEIA TAMBÉM: Banco Central libera transferências bancárias pelo WhatsApp

Publicidade

A margem financeira representa a parcela do ICC que remunera o capital dos acionistas. Na prática, é quanto os acionistas de uma instituição financeira ganham, percentualmente, do spread cobrado. O spread corresponde à diferença entre o custo de captação de recursos, pelos bancos, e o que é efetivamente cobrado de famílias e empresas em operações de crédito, na ponta final.

Já o ICC reflete o volume de juros pagos, em reais, por consumidores e empresas, considerando todo o estoque de operações, dividido pelo próprio estoque. Assim, o indicador reflete a taxa de juros média efetivamente paga pelo brasileiro nas operações de crédito contratadas no passado e ainda em andamento.

LEIA TAMBÉM: Brasil deverá ter moeda digital emitida pelo Banco Central

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.