A Operação Verão Total 2023/2024 iniciou nesse sábado, 16, em todo o Rio Grande do Sul. As ações ocorrerão até março do próximo ano no litoral gaúcho e nos balneários localizados no interior do Estado. Na área de ação do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, haverá guarda-vidas (civis temporários e militares) em cinco balneários da região: Monte Alegre, em Vale Verde; Praia Nova, em Cachoeira do Sul; e Porto Ferreira, Ingazeiros e Santa Vitória, em Rio Pardo. O funcionamento será de quarta-feira a domingo, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 18h30.
Parte das guaritas dos guarda-vidas precisaram passar por obras devido ao elevado nível do Rio Jacuí nas últimas semanas. Nos locais, onde os abrigos antigos foram danificados pela água, ocorre trabalho em parceria com os municípios para construção de novas estruturas com um padrão estrutural e visual que possibilite um posicionamento com melhor visualização da área de banho, a fim de oferecer mais segurança aos usuários.
LEIA TAMBÉM: Temperatura deve chegar a extremo no fim de semana; veja a previsão
Publicidade
A abertura oficial da iniciativa aconteceu nesse sábado em Imbé, no Litoral Norte. Durante a cerimônia, o governo do Estado lançou o site da Operação Verão Total. A página apresenta uma série de conteúdos para os veranistas. Entre eles, estão indicações sobre balneabilidade, mapa de salva-vidas e guaritas, atualizações sobre estradas e trânsito, serviços e dicas de saúde, meio ambiente e segurança, programação de esportes, lazer e cultura, além de informações turísticas.
Nesta temporada, a iniciativa terá uma nova estrutura, com diferentes eixos. Além da segurança pública, haverá grupos para realizar trabalhos de mobilidade, desenvolvimento econômico, bem-estar social e ainda comunicação. Em Imbé, o governador Eduardo Leite, o vice-governador Gabriel Souza e o prefeito Ique Vedovato conduziram a cerimônia de lançamento da edição.
LEIA TAMBÉM: Saiba como proteger a saúde contra o calor extremo
Publicidade
Alto nível do Jacuí exige cuidado redobrado
O 6º Batalhão de Bombeiro Militar (6º BBM) alerta para a elevação do nível do Rio Jacuí, provocando aumento da profundidade, correnteza mais forte e a dificuldade de visualizar os pontos críticos. Desse modo, é importante que os banhistas frequentem somente as áreas demarcadas para banho perto dos guarda-vidas. É necessário também evitar entrar em áreas isoladas, onde a correnteza, somada ao alto nível do rio, pode causar uma tragédia.
Um dos pontos que requerem maior cuidado é o Balneário de Praia Praia Nova, em Cachoeira do Sul. Conforme o batalhão, ele possui em sua adjacência a travessia por balsa para veículos pesados, devido à limitação técnica de tráfego na ponte do Fandango. Diante desse risco adicional, é necessário ficar próximo à guarita dos guarda-vidas.
Dados do 6º BBM mostram que 70% das mortes por afogamento são registradas em rios e represas. Mais de 90% delas são provocadas por ignorar os riscos, não respeitar os limites pessoais e desconhecimento de como agir durante a situação.
Publicidade
LEIA TAMBÉM
Balneários próprios para banho
O primeiro boletim de balneabilidade da temporada 2023/2024, divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), mostrou o resultado da análise de 89 pontos do Estado. Entre eles, dois na região: Praia Nova, em Cachoeira do Sul, e Balneário Santa Vitória, em Rio Pardo. Foi constatado que os dois pontos do Rio Jacuí estão próprios para banho. Conforme o documento, há 12 pontos considerados impróprios:
- Alegrete: Balneário Caverá, no Arroio Caverá
- Barra do Ribeiro: Praia Recanto das Mulatas, no Lago Guaíba
- Cerrito: Balneário Cerrito, no Rio Piratini
- Jaguari: Balneário Fernando Schilling, no Rio Jaguari
- Pedro Osório: Balneário Pedro Osório, no Rio Piratini
- Pelotas (4 pontos): Totó / Santo Antônio, na Av. Rio Grande do Sul / Santo Antônio – Hotel / Santo Antônio – Rua Bagé
- Rosário do Sul: Praia das Areias Brancas, no Rio Santa Maria
- Santa Maria: Balneário Passo do Verde, no Rio Vacacaí
- São Jerônimo: Praia do Encontro, no Rio Jacuí
O boletim será divulgado todas as sextas-feiras. Placas indicando se o local é próprio ou impróprio serão colocadas nos pontos monitorados.
LEIA TAMBÉM: Conheça os cuidados necessários para garantir uma pele saudável no verão
Publicidade
Proteja-se
O 6º Batalhão de Bombeiro Militar divulgou dicas de prevenção para os veranistas aproveitarem a temporada em balneários, rios, lagos e barragens, com segurança.
- Não entre em rios de corredeira ou em dias de chuva.
- Entre na água, no máximo, até a altura dos joelhos.
- Frequente balneários com serviço de guarda-vidas.
- Utilize colete salva-vidas e evite colchões infláveis, câmaras de pneu e boias, pois não possuem segurança e podem furar ou até mesmo a pessoa cair e não conseguir voltar.
- Não entre na água de cabeça (ponta ou biquinho).
- Se cair em buraco ou for arrastado pela correnteza, tente manter a calma e acene por socorro. Não nade contra a correnteza.
- Caso veja alguém se afogando, não tente entrar na água. Tente fornecer um objeto flutuante e chame socorro imediatamente.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade