A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) terá na aula inaugural, marcada para o dia 19 de abril, uma participação de renome internacional: o cientista ambiental Carlos Nobre, referência em meteorologia, climatologia, modelagem, mudanças climáticas, desastres naturais e ciência do sistema terrestre. Na fala, trará para discussão o tema “Mudanças Climáticas: Desafios para Todos”, assunto de relevância mundial que tem sido pauta de diversos encontros entre lideranças governamentais nos últimos anos.
A Aula Magna da Unisc com Carlos Nobre, será transmitida ao vivo pelo YouTube no canal EAD Unisc, sendo aberta para a comunidade em geral. Após a fala de Nobre, haverá 30 minutos para perguntas e discussão.
LEIA TAMBÉM: Efeito do aquecimento global pode se tornar irreversível, aponta relatório da ONU
Publicidade
Segundo a responsável pela aula, a diretora de Ensino da Unisc, Giana Diesel Sebastiany, a escolha do tema e especialista se deve à importância da discussão sobre o meio ambiente não apenas na universidade, mas também como uma prioridade da sociedade de modo geral. “Existe uma urgência muito grande em se discutir as mudanças climáticas. Diante desse cenário, buscamos trazer para a Aula Magna um especialista de renome internacional, o Carlos Nobre, que é cientista ambiental e tem vários estudos na área da Amazônia. Ele é reconhecido em várias entidades internacionais e uma referência na discussão dos impactos causados pelas mudanças climáticas nas regiões brasileiras”, explica.
Especialista de renome internacional na Unisc
Com décadas de pesquisas e estudos na área ambiental, Carlos Nobre formulou, há 27 anos, a hipótese da “Savanização” da Amazônia, em resposta ao impacto do aquecimento global nas florestas tropicais. Ao longo da carreira, já orientou 29 alunos de mestrado e doutorado e contribuiu com diversos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), sendo um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007.
LEIA TAMBÉM: COP-27: Lula cobra verba e defende agronegócio como “parceiro” pelo clima
Publicidade
Atualmente, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e membro estrangeiro da National Academy of Science (NAS). No Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ele ministra disciplinas como Interação Biosfera-Atmosfera e Introdução à Ciência do Sistema Terrestre.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade