Categories: Regional

“Ciência do tabaco” entra em pauta a partir desta segunda-feira

Mais de 250 pesquisadores dos cinco continentes estarão em Santa Cruz do Sul esta semana para discutir boas práticas no cultivo de tabaco. Depois de 12 anos, o município conhecido como capital mundial do tabaco volta a hospedar o mais importante encontro técnico-científico do setor no planeta, o Agro-Phyto, cuja abertura oficial ocorre na manhã desta segunda-feira, 23.

Ao todo, participam representantes de 22 países. São, em sua maioria, cientistas e acadêmicos que vêm mostrar e conhecer experimentos recentes nas áreas de agronomia e fitopatologia, em uma bateria de apresentações de trabalhos e workshops que segue até quinta-feira no auditório central da Unisc. Na pauta, temáticas como produção de sementes, mudas, fertilização, tratos culturais, cura e armazenamento, controle de pragas e doenças, redução e substituição de agrotóxicos e produção sustentável. Serão, no total, 72 trabalhos. A programação inclui ainda uma saída de campo na tarde de quarta-feira, quando serão visitadas três propriedades produtoras em Rio Pardo e Vera Cruz.

Os participantes começaram a chegar à cidade no meio da semana passada e, nesse domingo à noite, reuniram-se pela primeira vez em um coquetel oferecido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) no Santa Cruz Country Club. Na ocasião, o vice-presidente da comissão científica do Centro de Cooperação para Estudos Científicos em Tabaco (Coresta), Lea Scott, disse que essa edição registrou um recorde de participantes. Até então, a maior já realizada era a de 2005 – por sinal, também em Santa Cruz do Sul. O Coresta, que tem sede na França, é a entidade organizadora do evento.

Publicidade

Na condição de anfitrião, o presidente do Sinditabaco, Iro Schünke, deu as boas-vindas aos participantes. Em um rápido pronunciamento, falou da importância do evento, cujo objetivo é disseminar conhecimento para aprimorar as práticas de produção de tabaco. Lembrou ainda que a região de Santa Cruz é um polo mundial no setor e reconhecida tanto pelo volume de produção e exportação quanto pela qualidade do produto. “Tenho certeza que teremos uma semana muito boa”, falou.

PROGRAMAÇÃO

– 8h30 – Palestra A produção de tabaco no Brasil, por Iro Schünke, presidente do Sinditabaco

Publicidade

– 9h30 – Palestra O agronegócio brasileiro e o tabaco inserido nesse contexto, por Bernardo Todeschini, superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

– 10h30-17h45 – Sessões de trabalho (somente para participantes inscritos)

CURIOSIDADES

Publicidade

– A mistura de nacionalidades e culturas no Agro-Phyto é um retrato da dimensão da cultura do tabaco. No coquetel nesse domingo à noite, o presidente do Sinditabaco, Iro Schünke, fez questão de dizer “boa noite” nos idiomas nativos de todos os países participantes: espanhol, alemão, mandarim, croata, francês, grego, hindi, italiano, inglês, árabe, filipino, árabe e, claro, português.

– Quem andou pelo Centro de Santa Cruz no fim de semana deve ter notado a grande movimentação de estrangeiros que estão no município para o evento. O credenciamento ocorreu durante todo o sábado e domingo, na sede do Sinditabaco, e alguns participantes já circulavam pela cidade com crachás. 

– Chamou a atenção de alguns a presença de uma guarnição da Brigada Militar em frente ao Sinditabaco durante o fim de semana, quando ocorria o credenciamento. Segundo informações da entidade, o apoio da BM foi solicitado por questões de segurança.

Publicidade

– Embora os participantes sejam, em sua maioria, pesquisadores de universidades, empresas e órgãos, alguns líderes representativos do setor também se fazem presentes. É o caso, por exemplo, do presidente da entidade que representa os fumicultores da Alemanha – o equivalente à Afubra naquele país.

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.