Um ciclone que atua no mar, entre as costas da Argentina e do Uruguai, tem sido o responsável pela intensificação dos ventos durante as tardes no Vale do Rio Pardo. O sistema também provoca oscilações como presença de sol em determinados momentos, passando para nublado e até com pancadas isoladas de chuva como as registradas na manhã desta terça-feira, 15, na região de Encruzilhada do Sul.
Em Santa Cruz, o vento se intensificou principalmente na tarde dessa segunda-feira. Por volta de 16h04, a estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações chegou a registrar uma rajada de 77 quilômetros por hora. Foi o vento mais intenso desde que o novo equipamento foi instalado, em setembro de 2019.
LEIA MAIS: Semana terá sequência de dias de sol e calor de quase 40 graus; veja a previsão
Publicidade
Na região, estações particulares chegaram a registrar rajadas na faixa dos 50 e 60 quilômetros por hora.
A passagem de ciclones é comum na América do Sul. Geralmente, a cada semana, parte do continente é atingida pelo fenômeno que provoca vento mais intenso. O episódio de agora começou ainda no final da última semana.
No entanto, agora o ciclone começa a se deslocar em direção ao continente Africano. Com isso, o vento vai diminuir gradativamente no Rio Grande do Sul e dar espaço para uma massa de ar mais seco. Ela vai favorecer o resfriamento nas madrugadas e nos começos das próximas manhãs. Em pontos mais altos do Estado, as mínimas podem chegar aos 5 graus.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Dias de calor intenso exigem maior cuidado com os animais
Já as tardes, com a forte presença do Sol, vão ter aumento gradual da temperatura. Os modelos atuais colocam calor mais intenso para o fim de semana. Alguns prognósticos chegam a projetar temperaturas máximas na casa dos 35 graus para o domingo, 20, em Santa Cruz do Sul.
A chuva só deve retornar ao Vale do Rio Pardo na partir da próxima segunda-feira, 21.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.