Fortes chuvas voltaram a atingir Santa Catarina na madrugada desta quarta-feira, 17, causando estragos em 14 municípios. Muitos deles ainda estavam em fase de reconstrução e limpeza das ruas após o temporal da semana passada. O Norte, o Vale do Itajaí e o litoral do Estado foram as regiões mais afetadas. Florianópolis está novamente alagada. Após ter chovido, em apenas dois dias, 400 milímetros na semana passada, o que equivale à média dos meses de janeiro e fevereiro, nas últimas 24 horas choveu mais 110 milímetros, de acordo com a Defesa Civil.
O órgão recebeu mais de 250 ligações de moradores comunicando pontos de alagamento na Capital. Houve transtornos no trânsito e mudanças na circulação dos ônibus. As principais rodovias de acessos ao Norte, Sul e Leste da ilha estão com pontos de alagamentos, deslizamentos e degradações no asfalto. Na Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, uma cratera se abriu próximo à casa noturna John Bull Pub. Moradores do bairro Ratones estão sem poder sair de casa, desde que a ponte na Servidão Hercílio Augusto da Cunha caiu há quase uma semana.
LEIA TAMBÉM:
Publicidade
Temporais deixam três mortos em Santa Catarina
Veja fotos dos estragos causados pela chuva em Santa Catarina
A estimativa do diretor da Defesa Civil de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado, é de que 35 mil moradores da ilha tenham sido atingidos diretamente pelas enxurradas desde o dia 9. A expectativa dessas pessoas é de que a Secretaria Nacional da Defesa Civil reconheça a situação de emergência de Florianópolis, decretada pelo prefeito Gean Loureiro (MDB), para que possam ter acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
A Defesa Civil também contabiliza danos nos municípios de Coronel Martins, Brusque, Blumenau, Chapecó, Gaspar, Presidente Nereu, Leoberto Leal, Xaxim, Galvão, Rio do Sul, Joinville, Itapema e Salete. As duas maiores cidades do Estado, Joinville, no Norte, e Blumenau, no Vale do Itajaí, sofrem com alagamentos e deslizamentos de terra.
Publicidade
Mortes
Nessa terça-feira, 16, foi encontrado, em Balneário Camboriú, o corpo do haitiano Vladimy Marcellus, de 34 anos, que estava desaparecido desde a quinta-feira, 11. Conforme o Corpo de Bombeiros, ele teria tentado desobstruir uma canalização quando foi levado pela chuvarada. Outras três pessoas morreram em consequência das fortes chuvas.
Publicidade
This website uses cookies.