Categories: Centro-Serra

Chuvas ajudaram no desenvolvimento da soja na região

O técnico agrícola do Posto de Recebimento de Tunas da Cooperativa Tríticola de Espumoso Ltda (Cotriel), Maurício Jung afirma que as chuvas dos últimos dias foram favoráveis para a germinação da soja na região, mas é necessário revezar as  aplicações dos produtos, principalmente dos herbicidas. 

“Como foi um ano atípico, com geadas em baixa frequência,  chuvas excessivas, oscilações de temperatura acima do normal, a tendência é que a soja apresente  um início de ciclo sujeito ao ataque de pragas. Precisamos também ficar atentos a lavoura para que não haja competição.  Este ano estamos registrando uma alta resistência do capim rabo-de-burro, que precisa ser adequadamente combatido com produtos pré-emergentes que não deixam essa planta daninha a germinar, uma vez que se o capim se espalhar, o controle deste pode se tornar mais caro quanto mais tarde for feito”, disse.

Quando se fala em vigor de semente, percebemos que nem todos os produtores  dão a devida importância para esta característica, que é uma das que tem de ser levada em conta para definir o potencial produtivo da lavoura. Jung explica que o vigor nada mais é que a deterioração da semente, que perde a capacidade de produzir uma planta normal, mesmo com as raízes e parte aérea bem desenvolvidas e em processo de germinação e emergência, sofrendo ampla diversidade de condições ambientais.

Publicidade

Ele ainda observa que  um bom vigor de semente, ocorre quando há uma rápida uniformidade no estabelecimento da população adequada de plantas no campo. “Sabemos que para obter altas produtividades na nossa cultura que é o carro-chefe a soja, precisamos fazer um bom planejamento errar o menos possível, escolhendo cultivares adequadas à sua área de produção, fazendo um bom manejo em pré plantio ter uma boa cobertura no solo e realizar dessecação antecipada para a cultura ter o desenvolvimento inicial livre de plantas daninhas, principalmente a buva e o capim rabo de burro, que devido a não termos registrado muitos períodos de frio foi mais difícil de ser controlada este ano”, enfatiza.   

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.