A chuva registrada na última sexta-feira, 28, na região do Vale do Rio Pardo foi benéfica para a agricultura. Além de contribuir para o desenvolvimento de pastagens de inverno, também favoreceu outras atividades ligadas à agricultura, piscicultura e pecuária. O volume registrado em Santa Cruz do Sul foi de 106 milímetros e o acumulado do mês chegou a 270 milímetros. O montante ultrapassou a média esperada para maio, que era de 122 milímetros. Os dados são da Estação Meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações.
O técnico agropecuário da Emater/RS Ascar, Vilson Piton, considerou um bom volume de chuva para o período. E ressaltou que as precipitações foram fundamentais para a recuperação do solo e reposição de reservatórios, possibilitando maior oferta de água aos animais.
LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEO: estiagem volta a preocupar e faz surgir bancos de areia no Rio Jacuí
Publicidade
“Foi muito positiva e necessária, em especial para aqueles produtores que precisam fazer a irrigação de suas lavouras de hortaliças e de outras culturas. Para a piscicultura e pecuária também foram excelentes”, observou. Ainda segundo Piton, outros segmentos que também se beneficiaram com a excelente chuva foram os hortigranjeiros e frutíferas. O desenvolvimento das pastagens de inverno utilizadas para alimentar o gado leiteiro e de corte também foram beneficiadas.
A chuva intensa foi muito comemorada pelo produtor rural Giovane Luiz Weber, que reside em Cerro Alegre Alto, no interior de Santa Cruz. Weber destaca que não houve registro de danos em sua propriedade – pelo contrário, o volume de chuva foi fundamental para elevar o nível de um de seus açudes. “O açude encheu e chegou a transbordar. Com os 100 milímetros registrados uma semana atrás com mais estes de agora, a água do nosso reservatório será suficiente para garantir pelos próximos meses a irrigação da lavoura e o consumo dos animais.”
LEIA TAMBÉM: Semana começa com amanhecer mais frio do ano; veja previsão do tempo
Publicidade