Santa Cruz do Sul

Chuva volta a trazer problema e Defesa Civil permanece em alerta

O acumulado de 87 milímetros de chuva registrado nesse domingo, 16, em Santa Cruz do Sul foi suficiente para provocar estragos em localidades do interior. Na Reserva dos Kroth, a cabeceira de uma ponte foi parcialmente levada pela força das águas e provocou o bloqueio do trânsito no local, próximo à divisa com Rio Pardo. Por volta das 11 horas desse domingo, a Defesa Civil foi alertada sobre o ocorrido, sinalizou a estrutura e comunicou a Prefeitura de Rio Pardo para que também tomasse providências a fim de evitar acidentes.

Segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura de Santa Cruz do Sul, análises sobre os danos e previsão de recuperação serão possíveis só após a vistoria da estrutura por parte do corpo técnico da pasta. Com a interrupção no tráfego, os moradores precisam buscar rotas alternativas para ingressar na BR-471 a partir da Reserva dos Kroth.

LEIA MAIS: Barranco cede e prefeitura interdita ponte entre Rio Pardo e Santa Cruz

Publicidade

A Defesa Civil atuou ainda no monitoramento das áreas de risco do município, com vistorias de hora em hora. No Bairro Várzea, o nível do Rio Pardinho chegou à marca de 7 metros e começou a sair do leito, por volta das 23 horas desse domingo. A orientação foi para que as famílias que vivem na região da Praia dos Folgados saíssem de suas casas. A Secretaria de Desenvolvimento Social, com o apoio do Exército, mantém equipe técnica de prontidão e alojamentos disponíveis para acolhimentos. Por volta das 3 horas, porém, o nível começou a baixar.

Na subida para o Bairro Belvedere, as rachaduras na pista e deslizamentos na Rua João Werlang também foram monitorados pela equipe. O movimento de veículos leves foi normal ao longo do domingo, a exemplo dos outros dias. Apesar da placa indicando a proibição da passagem de caminhões e ônibus, a viatura da Guarda Municipal não mais controla o acesso a partir da Rua Gaspar Silveira Martins. Chama a atenção, ainda, a instalação de placas no portão de algumas residências que indicam a interdição do imóvel devido aos riscos.

Nível do Pardinho subiu ao longo do dia e Defesa Civil alertou para risco de alagamento
Rachaduras no asfalto servem de alerta no Bairro Belvedere; situação é monitorada

Temporal provoca destruição nas missões

Um temporal com queda de granizo e ventos fortes provocou destruição em São Luiz Gonzaga, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Conforme a Defesa Civil Estadual, o município de 34,7 mil habitantes foi atingido por uma “microexplosão”. Esse fenômeno acontece quando uma nuvem não suporta a água acumulada e causa grande quantidade de chuva em pouco tempo. A Prefeitura informou que pelo menos 15 mil pessoas foram atingidas direta ou indiretamente e cerca de 1,2 mil casas sofreram danos.

Publicidade

Microexplosão danificou prédios e residências em São Luiz Gonzaga. Prefeitura estima que cerca de 15 mil pessoas foram atingidas

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.