Categories: Regional

Chuva vem para esfriar um pouco o caldeirão

Quase não deu para acreditar, mas o calor que assolou Santa Cruz do Sul e região ontem beirou os 38 graus durante a tarde, conforme dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Quem precisou circular por qualquer lugar que não estivesse equipado com ar-condicionado diria que a sensação térmica era de 50. E o pior é que nem mesmo as chuvas passageiras registradas em alguns momentos da tarde foram capazes de amenizar o calorão. Ou seria caldeirão? 

A boa notícia é que, conforme a Somar Meteorologia, uma pequena queda nos termômetros poderá ser observada já a partir de hoje. A mudança é resultado de uma nova frente fria que avança pela fronteira com o Uruguai e traz chuvas e ventos mais intensos. A expectativa é que os termômetros fiquem abaixo dos 30 graus. Essa mudança, diferente dos outros sistemas que passaram pelo Estado, deve vingar, segundo a Somar.

Com isso, há alerta para ventos de até 70 quilômetros por hora em cidades como Uruguaiana e Santa Vitória do Palmar. Em Santa Cruz e região, as precipitações devem ser isoladas. A MetSul também garante que esta semana será marcada por diversas pancadas de chuva. Alguns modelos divergem sobre a distribuição regional das precipitações, mas todos coincidem em indicar cenário de maior instabilidade com chuva mais frequente e volumosa.

Publicidade

Mais cedo que o habitual

Para quem levantou cedo ontem, o susto foi grande. A temperatura não baixou muito durante a noite. A mínima ocorreu às 5 horas, quando os termômetros marcaram 23,5 graus. Já às 10h30, a Estação Meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações marcou a máxima de 34,6 graus. Uma máxima que normalmente chega durante a tarde.

NA REGIÃO

Publicidade

Confira as máximas de ontem no Vale do Rio Pardo

Santa Cruz do Sul – 38º
Vera Cruz – 38º
Venâncio Aires – 37º
Candelária – 37º
Sinimbu – 37º

Que tristeza

Publicidade

44,9 graus Foi a sensação térmica ontem no Bairro Tristeza, em Porto Alegre. A máxima, na Capital, chegou aos 38,3 graus à sombra, conforme o Centro Integrado de Clima.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.