No dia 10 deste mês, maio estava bem longe de atingir a média esperada de chuva para os 31 dias. À época, o acumulado era de 14 milímetros em Santa Cruz do Sul, enquanto a média aguardada era de 122 milímetros. Passados 12 dias, este número não somente foi alcançado como também superado pela precipitação acumulada neste mês: já são 190,5 milímetros, conforme a estação da Gazeta Grupo de Comunicações.
Somente nesta semana, foram 78,4 milímetros de chuva em Santa Cruz, aumentando significativamente a felicidade dos santa-cruzenses, que enfrentam, assim como o restante do Estado, uma forte estiagem desde o fim do ano passado.
LEIA MAIS
VÍDEO: chuva dos próximos dias pode superar todo o acumulado do mês
Saiba o que significam as cores do céu nos fins de tarde
Publicidade
A chuva também fez com que o nível do Lago Dourado subisse nesta semana. Conforme o superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, o reservatório estava com 2,74 metros às 8h45 desta sexta-feira – 13 centímetros mais alto do que essa quinta-feira. “Está ainda em torno de 1,8 metro abaixo do nível”, disse Epstein. Apesar de lenta, a recuperação está acontecendo.
A melhor notícia, ainda assim, é que a instabilidade deve permanecer em Santa Cruz até, pelo menos, este sábado, 23. Conforme a MetSul Meteorologia, a expectativa é que a chuva continue em grande volume em todo o Rio Grande do Sul e, inclusive, reiterou os “avisos de alagamentos, inundações localizadas e queda de barreiras.”
LEIA MAIS
Corsan capta água direto do Rio Pardinho para poupar Lago Dourado
Corsan espera por mais chuva para reforçar captação do Rio Pardinho
Publicidade