A estiagem dos últimos meses não deve dar folga no último fim de semana de março. A sexta-feira foi mais um dia quente, com baixa umidade relativa do ar e temperaturas acima dos 30 graus na maioria dos municípios do Vale do Rio Pardo. Neste sábado, a chuva pode aparecer em forma de pancadas isoladas. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) indica chance de 20% de precipitação em Santa Cruz do Sul, com a máxima chegando a 35 graus.
O boletim da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que é divulgado diariamente, indica que terão registro de pancadas neste sábado as regiões Noroeste, Central e Campanha e parte do Sul. Elas serão rápidas e pouco significativas.
Já no domingo, a condição para chuva segue. Segundo a MetSul Meteorologia, há a possibilidade de precipitações mais ao norte do Rio Grande do Sul, onde a combinação da instabilidade com o forte calor pode ocasionar temporais com volumes mais significativos. A parte sul, onde a estiagem é mais forte, não tem previsão de chuva, que deve retornar ao Vale do Rio Pardo com volumes maiores a partir do meio da próxima semana, nos primeiros dias de abril.
Publicidade
LEIA MAIS: Afubra envia pedido de apoio às fumageiras
Venâncio Aires
Por conta da estiagem, a Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires, por meio do Setor de Fiscalização, monitora locais que estejam desperdiçando água no município. De acordo com o decreto emitido na última semana, está proibido lavar calçadas, casas e carros com água da rede de abastecimento, assim como de rede hídrica e de poço artesiano próprio.
Além da averiguação de denúncias, ao longo desta semana os fiscais emitiram 28 advertências a postos de lavagem e de combustíveis. Denúncias podem ser encaminhadas pelo aplicativo Fiscale ou pelo e-mail fiscalizacaoambiental@venancioaires.rs.gov.br.
Publicidade
This website uses cookies.