A 35ª Feira do Livro e a 1ª Festa Literária Internacional de Santa Cruz do Sul, abertas nessa segunda-feira à noite, tiveram a maior parcela de sua programação desta terça-feira, 30, transferida de local em virtude das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul e afetam o Vale do Rio Pardo.
As atividades previstas para acontecerem durante o dia no palco principal da feira, montado na Praça Getúlio Vargas, foram transferidas para as dependências do Serviço Social do Comércio (Sesc), na Rua Ernesto Alves de Oliveira, 1.042, mas nesse caso envolvendo apenas os alunos do Sesquinho e do Ensino Fundamental, já pela manhã, diante da dificuldade de deslocamento de outros educandários ou da população em geral. “Estamos priorizado, acima de tudo, a segurança das pessoas, e procurando manter a programação na medida do possível”, informou a agente de Cultura e Lazer do Sesc, Lisiane Camargo.
LEIA TAMBÉM: AO VIVO: acompanhe as últimas atualizações da enchente no Vale do Rio Pardo
Publicidade
Até mesmo o talk-show com a patrona desta edição, a escritora e cronista Martha Medeiros, que estava programado para ocorrer às 19 horas, no auditório principal da Unisc, teve de ser adiado. A participação de Martha agora está reprogramada para domingo, 5, a partir das 15 horas, e tendo como local o palco principal da feira, na praça. Além da dificuldade de deslocamento do público, com as fortes chuvas, a própria viagem mais longa, como a que Martha teria de fazer, torna-se perigosa e até inviável com o tempo instável.
A feira e a Festa Literária Internacional prosseguem ao longo de toda a semana, até o domingo. Nesta quarta-feira, 1º, feriado do Dia do Trabalho, várias atividades estão previstas na praça, entre elas os primeiros lançamentos de livros com sessão de autógrafos, caso de Vida Nova: a história do Sanatório Kaempf, do escritor José Alberto Wenzel, pela Editora Gazeta, a partir das 17 horas. Por ora, toda a programação de quarta-feira seguia mantida na praça.
LEIA TAMBÉM: Rodovias da região têm pelo menos três pontos de bloqueio total; saiba quais
Publicidade
Nesta terça-feira pela manhã, no Sesc, ocorre o encontro com a escritora santa-cruzense Valesca de Assis, atividade inicialmente prevista para a praça. Já na parte da tarde, no mesmo local, a partir das 15 horas, haverá encontro com a escritora homenageada desta edição da feira, Marli Silveira, e com a personalidade incentivadora da leitura, o professor Elenor Schneider. Animações culturais previstas na grade oficial igualmente acontecerão no Sesc.
Na praça, na medida do possível, e mesmo com momentos de intensa chuva, permanece o atendimento por parte dos livreiros, em suas bancas. “A gente deixou eles livres em sua decisão de abrir ou não as bancas, com o tempo instável desTa terça-feira”, comentou Lisiane. “Alguns realmente decidiram abrir”. A estrutura montada para o local de circulação de público viabiliza a manutenção do comércio de livros no local, mas, infelizmente, dificulta o deslocamento da população a fim de curtir devidamente a atividade cultural.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙