Regional

Chuva intensa fez antigo problema ressurgir em Rio Pardinho

A chuva intensa provocada pela passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul causou estragos generalizados em várias regiões, entre elas o Vale do Rio Pardo. No interior de Santa Cruz do Sul, não foi diferente. Em Rio Pardinho, na região próxima à ponte sobre o Rio Pardinho, a moradora Clarinda Rieck, de 79 anos, ficou ilhada durante boa parte dessa sexta-feira, 16. Isso porque o acesso à residência foi interrompido pelo represamento de água na propriedade após o bloqueio de um córrego.

Segundo Clarinda, moradora da localidade há mais de 50 anos, o problema é antigo, mas vinha sendo resolvido com a limpeza do córrego, que passa por três propriedades e deságua no rio. “Agora, toda vez que chove um pouco mais forte, acontece isso. A minha filha precisa dormir fora de casa porque não consegue sair para trabalhar e o nosso vizinho, que cria gado, já perdeu vários animais afogados”, conta. Ela pede que a Prefeitura vá até o local e faça a limpeza do curso d’água como costumava fazer nos anos anteriores.

LEIA MAIS: Chuva perde força, mas frio segue no fim de semana; veja a previsão

Publicidade

Bairro Várzea

Região mais preocupante para desastres naturais em Santa Cruz do Sul, o Bairro Várzea voltou a sofrer com os alagamentos nessa sexta-feira. Com o grande volume de chuva registrado, o Rio Pardinho saiu do leito e deixou ilhados os moradores do trecho final da Rua Irmão Emílio. Algumas famílias foram retiradas pela Defesa Civil, com o auxílio do Corpo de Bombeiros e de militares do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB).

LEIA TAMBÉM

Os trabalhos seguiram com o apoio do 7º BIB e, com a redução do nível da água, o buraco foi fechado com brita. Uma máquina da Secretaria de Obras e Infraestrutura também desobstruiu a canalização e permitiu um melhor escoamento. Durante a tarde, com a melhora progressiva da situação, o trânsito na via foi restabelecido aos poucos.

Na avaliação de Luiz Henrique Schilling, de 62 anos e morador do Bairro Várzea há 40 anos, os aterramentos que vêm sendo realizados ao longo da Irmão Emílio nos últimos meses contribuíram para piorar o problema. “Estão acontecendo coisas estranhas, a água subiu muito rápido por causa do aterro de uns diques aqui atrás”, disse, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.

Publicidade

Rua Irmão Emílio foi tomada pelas águas do Rio Pardinho e teve o trânsito interrompido durante a manhã e tarde de sexta-feira | Foto: Alencar da Rosa

Na edição do fim de semana de 2 e 3 de junho, a Gazeta do Sul mostrou, em reportagem especial, as áreas de risco de Santa Cruz do Sul e destacou os problemas do Bairro Várzea.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.