A semana que se inicia nesta segunda-feira, 20, será de diversas variações no clima em Santa Cruz do Sul e outros municípios próximos. Em relação à temperatura, enquanto em vários dias as mínimas mínimas ficarão abaixo dos 10 graus, a máxima na quarta-feira, 22, pode chegar a 30 graus. No entanto, o dado mais preocupante é relativo à chuva: a partir de quinta-feira, 23, há o risco de precipitação forte e volumosa.
Nesta segunda, o tempo segue firme, com sol entre nuvens e vento fraco. A máxima deve ficar pouco acima dos 15 graus. Esta terça, 21, já deve amanhecer mais fria, com mínimas abaixo de 10 graus, mas a temperatura sobe ao longo da tarde até por volta dos 21 graus. Da tarde para a noite, áreas de instabilidade trazem aumento de nuvens e chuva, com risco de precipitação localmente forte com trovoadas.
LEIA TAMBÉM: Comércio retoma atividades com limitações em Sinimbu; veja relato
Publicidade
A quarta-feira, 22, será atípica para a época do ano. Segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul Meteorologia, a máxima pode chegar a 30 graus em Santa Cruz do Sul devido ao ingresso do ar quente. Novamente, o sol aparece entre nuvens. Porém, na quinta-feira, 23, uma frente fria vinda do Oeste e do Sul do Estado avança sobre a região. A previsão indica que haverá chuva ao longo do dia, com o acumulado podendo passar de 60 milímetros. Nachtigall alerta para o risco de precipitação volumosa e temporais mais localizados. A temperatura deverá ficar amena.
Na sexta-feira, 24, avança sobre a região um sistema de baixa pressão e há a possibilidade da formação de um ciclone sobre o Oceano Atlântico. Ainda deverá ter chuva, com a presença de vento. O tempo melhora da tarde para a noite, mas a temperatura pode cair bruscamente, ficando abaixo de 10 graus durante a noite. No fim de semana, seguem as baixas marcas – a mínima prevista para domingo, 26, é de apenas 4 graus.
LEIA TAMBÉM: Famílias acolhidas no Parque da Oktoberfest começam a voltar para casa
Publicidade
Segundo a Sala de Situação do Rio Grande do Sul, a condição hidrológica nesta segunda-feira é de níveis acima da cota de inundação, mas com tendência de declínio na região metropolitana, com o escoamento das águas do Guaíba. No entanto, com a previsão de chuva volumosa no Estado entre terça e quinta-feira, há condição para possíveis extravasamentos da calha em rios menores, arroios e córregos onde a precipitação tiver maior intensidade.
Após, pode ocorrer a elevação do nível de rios principais, com a possibilidade de serem ultrapassadas as cotas de inundação. Isso ocasionaria transtornos aos moradores das áreas de risco, além de alagamentos nos perímetros urbanos. A região da bacia hidrográfica do Rio Pardo, segundo a Defesa Civil do Estado, está na área de risco de inundação. Para os locais mais próximos do Guaíba e da Lagoa dos Patos, há a possibilidade de inundação severa devido ao cenário extremo que ocorre.
LEIA TAMBÉM: Morador de Encruzilhada lança campanha para arrecadar itens de chimarrão
Publicidade
*Dados da MetSul Meteorologia. A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.