Esportes

Chuva forte interrompe etapa do Rally Dakar na Arábia Saudita

O Rally Dakar encarou o primeiro efeito caótico da temporada 2023. Nesta terça-feira, 3, no percurso entre Alula e Ha’il, a organização optou por interromper as atividades e levantar acampamento por conta de fortíssimas chuvas no local, no meio do deserto na Arábia Saudita. As condições climáticas estavam incertas há algum tempo, mas a força da chuva que caiu na região de Ha’il ao longo do dia dificultou demais a situação. Sem teto para o sobrevoo segura das aeronaves de resgaste, a opção foi parar tudo.

A piora das condições climáticas significam que não é possível garantir a segurança para os helicópteros de auxílio e os competidores. É por isso que a terceira especial foi parada”, afirmou a organização. “Foi muito perigoso: não dava para sair ou para voltar. Estava horrível”, falou a pilota Cristina Gutiérrez, que compete na classe veículos leves, ao jornal espanhol As. Carlos Sainz corroborou e afirmou que “era muito difícil” tentar guiar. A força da chuva causou rios razoavelmente grandes pelo deserto e que tinham força de correnteza.

LEIA MAIS: Rally Dakar chega à 45ª edição com 11 brasileiros na disputa

Publicidade

Como as motos saíram primeiro, várias ainda chegaram até o fim, mas não sem perigo: o campeão de 2020, Ricky Brabec, teve de abandonar após uma queda e foi encaminhado a um hospital. Pouco depois disso, a organização começou a parar os pilotos nos pontos de checagem dos quilômetros 335 e 377 — o percurso total do dia era de 669, sendo 447 km cronometrados. Todas as outras classes decretaram vencedores nestes pontos de checagem.

A organização anunciou que faria um cálculo para os participantes que não chegaram ao ponto de checagem onde a especial foi interrompida: matemática baseada nas diferenças notadas nas passagens dos pontos de checagem anteriores com relação ao horário de largada e ao ponto onde estavam no fim. Assim, os resultados ainda podem ser modificados.

LEIA MAIS: Lucas Moraes é o melhor ‘rookie’ no primeiro dia de Rally Dakar

Publicidade

Nos próximos dois dias, o Dakar segue na cidade de Ha’il, com estágios internos. Na quarta-feira, a quarta especial conta com 425 km e deslocamento total de 574 km — mas somente se as condições climáticas permitirem.

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.