ATUALIZADO ÀS 10h36
A chuva torrencial que caiu em Santa Cruz do Sul na noite dessa quarta-feira, 2, acompanhada do vento forte causou transtornos. Várias ruas ficaram alagadas por volta das 22 horas e pelo menos duas árvores – uma tipuana e uma sibipiruna – não resistiram a força do vento. A sibipiruna foi arrancada da calçada com a raiz na Rua Borges de Medeiros entre a Tenente Coronel Brito e Marechal Floriano.
Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quinta-feira, 3, o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, explicou que já havia sido constatado que a sibipurana da Rua Borges de Medeiros estava comprometida. Conforme ele, a bióloga da Prefeitura havia solicitado a retirada na tarde de ontem e a permissão já havia sido assinada pelo responsável da pasta. “A retirada seria feita hoje. Não tínhamos como saber que haveria um temporal, não estava previsto. Acabou caindo antes”, contou.
Publicidade
Fritsch ressaltou que a maior causa da queda de árvores é o corte de raízes feito por moradores, o que deixa a planta solta. Ele salientou que a situação da tipuana que caiu em frente à Prefeitura ainda não foi analisada.
Foram registrados pontos de alagamentos na Avenida João Pessoa, no Acesso Grasel, na Rótula do 2001 e ao longo da Rua Coronel Oscar Jost. Uma leitora do Portal Gaz relatou via WhatsApp o alagamento da sua residência Oscar Jost durante a chuva forte. Segundo ela, o problema é recorrente, a cada chuva o bueiro transborda e a água toma conta.
Publicidade
Moradores do Residencial Viver Bem, no Bairro Dona Carlota, que já vem sofrendo com problemas causados pela chuva desde a sua inauguração tiveram novamente transtornos. Uma moradora que comemorava o aniversário de 63 anos na noite de ontem precisou quebrar a calçada para escoar a água e impedir que entrasse dentro da residência.
No Bairro Várzea, onde os alagamentos são comuns, a situação está calma. O Arroio Lajeado e o Rio Pardinho estão dentro do leito. Nas últimas horas choveu cerca de 134 milímetros em Santa Cruz, segundo a medição da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Publicidade
Tem algum relato, imagem ou vídeo da chuva da noite de ontem? Mande para o Portal Gaz pelo WhatsApp 051 9913 0141.
Publicidade