Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Risco de alagamento

Chuva em excesso coloca em alerta Defesa Civil na região

A chuva acumulada dos últimos dois dias já começa a causar problemas de alagamento e coloca as equipes da Defesa Civil dos municípios. Segundo o coordenador da Defesa Civil em Santa Cruz, José Joaquim Dias Barbosa, a carga pluviométrica acumulada desde a quinta-feira, 30, soma 72 milímetros de chuva na região.

Por conta da quantidade de chuva, já foram registrados problemas de alagamento no Trevo do 2001, no Centro, e em uma residência do loteamento Viver Bem, no Bairro Dona Carlota. No Bairro Várzea, a medição feita junto ao Rio Pardinho registrou 6,9 metros durante a madrugada. Segundo Barbosa, quando o rio atinge a cota de 7,20 metros, começa a transbordar.

Foto: Bruno PedryEm decorrência da chuva, o lixo subiu às margens da ERS-409, próximo ao trevo do Bom Jesus
Em decorrência da chuva, o lixo subiu às margens da ERS-409, próximo ao trevo do Bom Jesus

 

Publicidade

No entanto, a chuva cessou na madrugada e o nível do Pardinho recuou. Na última medição feita, já na manhã deste sábado, 1º, a régua apontava 6,17 metros. A Defesa Civil monitora o comportamento do Rio Pardinho junto à nascente, em Sinimbu. 

LEIA MAIS: Saiba como fica o tempo nesta semana em Santa Cruz

Conforme a área técnica da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), ainda não foram registrados problemas nas lavouras de tabaco da região, em decorrência das chuvas dos últimos dias. Segundo informações, o transplante de mudas do tabaco ainda não começou em parte dos municípios. Os produtores que já realizaram o procedimento, fizeram o plantio há duas semanas. Nestas áreas, a chuva em excesso ainda não prejudicou as plantas. Segundo a Afubra, não houve incidência de granizo na região. 

Publicidade

Situação nos municípios da região:

Vera Cruz
Conforme a Defesa Civil do município, os arroios começaram a transbordar, por conta do elevado volume de chuvas.  Na localidade de Ferraz, foi registrado ponto de alagamento.

Candelária
A Defesa Civil de Candelária informa que  por enquanto não foram registrados pontos de alagamento no município, no entanto, monitora o comportamento do clima. 

Publicidade

Venâncio Aires
As regiões de várzea, e mais próximas aos arroios registram pontos de alagamento. Segundo a Defesa Civil, o nível do Rio Taquari ainda é considerado normal para a quantidade de chuva. O Arroio Castelhano já está cheio, mas ainda não transbordou.

Vale do Sol
Na parte mais baixa da localidade de Faxinal de Dentro, já foram registrados pontos de alagamento. Conforme a Defesa Civil, moradores daquela região já estão em alerta, e mobilizados para uma possível cheia. No município, os arroios e córregos já causam pontos de inundação. 

Sinimbu
Conforme a Defesa Civil do município, até a manhã deste sábado, 1º, não haviam sido registrados pontos de alagamento nas áreas próximas aos rios e arroios.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.