O Centro de Eventos de Santa Cruz do Sul começou a ser erguido pela AZ Construções, de Joinville (SC), em fevereiro, com previsão de entrega em outubro, para a realização da Oktoberfest. O prazo está mantido, mas alguns problemas podem atrasar a finalização de detalhes no prédio.
De acordo com a Secretaria de Planejamento e Orçamento, as chuvas e as características do terreno são desafios para a equipe da construtora catarinense. Em média, oito funcionários atuam no local. Para um trabalho qualificado, a AZ Construções está fazendo a drenagem e a implantação de rachão para a base. Portanto, a obra passa pela fase de fundações, escavações e nivelamento.
As estruturas pré-moldadas já estão em fabricação e devem chegar em 60 dias. O valor foi ajustado para R$ 12.555.016,80, conforme o 1º Apostilamento ao Contrato nº 184/PGM/2021 e o 2º Aditivo ao Contrato nº 184/PGM/2021. Os documentos estão disponíveis no site da Prefeitura (santacruz.rs.gov.br). Os recursos são oriundos de financiamento junto ao governo federal.
Publicidade
LEIA MAIS: Obras do Centro de Eventos devem começar nesta semana
O projeto arquitetônico do novo Centro de Eventos prevê uma edificação de cerca de 6 mil metros quadrados na área do parque, entre os pavilhões 2 e 3. O local que recebe o complexo costumava ter pavilhões de lona durante a Oktoberfest para abrigar parte dos estandes da Feirasul. Entre reforma e ampliação, a área total será de mais de 7 mil metros quadrados, potencializando os prédios já existentes, com espaços intercomunicáveis. Além de servir diretamente à Festa da Alegria, que passará a contar com maior área coberta, a estrutura vai receber feiras de grande porte, exposições de negócios, shows, palestras, convenções e eventos esportivos e gastronômicos.
O complexo vai contar com acessibilidade, iluminação e ventilação naturais, geração de energia com painéis fotovoltaicos e aproveitamento da água da chuva. Está prevista a implantação de ar-condicionado para quando a climatização for necessária, mas um sistema de grelhas junto às paredes fornecerá ventilação e renovação de ar nos ambientes internos.
Publicidade
O Centro de Eventos terá esplanada, cobertura de acesso, hall, área de credenciamento ou bilheteria, sala de segurança, ambulatório, sanitários, secretaria, salas administrativas, sala de reuniões, pavilhões de eventos e depósitos. Será possível realizar até dois eventos simultaneamente no local.
LEIA MAIS: Obra do Centro de Eventos de Santa Cruz deve começar depois da Oktoberfest
Com o investimento, Santa Cruz do Sul seguirá o caminho de outros polos que apostaram em estruturas para entrar no radar dos grandes eventos e, com isso, gerar demanda para segmentos como hotéis e restaurantes. Um deles é Blumenau, em Santa Catarina, que também promove anualmente uma Oktoberfest e, em 2006, inaugurou um pavilhão com mais de 10 mil metros quadrados que transformou a agenda da cidade.
Publicidade
O Centro de Eventos vai abrir caminho para a incorporação de novas atrações ao calendário do município, como convenções de grande porte, que hoje são inviáveis justamente por falta de espaço físico. A intenção das entidades empresariais é aliar a construção do espaço com a criação de um Convention & Visitors Bureau, espécie de escritório independente voltado ao fomento do turismo de eventos e de negócios, já existente em diversas cidades.
LEIA MAIS: Apresentado projeto do Centro de Eventos de Santa Cruz
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.