Geral

Chuva de meteoros Oriônidas atinge pico nesta semana; saiba como observar

A chuva de meteoros Oriônidas vai atingir seu auge entre esse domingo, 20, e terça-feira, 22, iluminando o céu dos hemisférios Norte e Sul. O fenômeno astronômico é um dos mais aguardados do ano. Será possível observar a olho nu a passagem de detritos do cometa Halley pela Terra durante o período.

LEIA TAMBÉM: Nasa lança missão para explorar lua de Júpiter com maior potencial de vida fora da Terra

O evento ocorre anualmente, no momento em que a Terra, durante movimento de translação, cruza por detritos deixados por Halley no espaço. Assim, resquícios do astro ingressam na atmosfera do planeta e formam o fenômeno Oriônidas. A expectativa é que entre 20 e 30 meteoritos devem cortar o céu da Terra por hora até esta terça-feira.

Publicidade

Como observar o fenômeno

O melhor momento para ver a chuva de meteoros é durante a madrugada. O fenômeno deverá ser visível em todo o Brasil, levando em conta as condições de nebulosidade de cada região. Durante a noite, a orientação é olhar em direção as estrelas. Próximo ao amanhecer, deve-se observar o leste, onde o sol nasce. O Halley é um cometa de movimento elíptico ao redor do sol e que costuma passar pela Terra a cada 75 ou 76 anos. A próxima passagem deverá ser em 2061.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.