Apesar de alguns episódios de chuva forte e até mesmo temporais em Santa Cruz do Sul, a quantidade de chuva ficou muito abaixo do esperado nos primeiros dois meses do ano – assim como nos meses anteriores. Em janeiro foram apenas 37,9 milímetros de precipitação, enquanto em fevereiro registrou 71,8 milímetros.
LEIA TAMBÉM
- Moradores de Venâncio Aires podem fazer saque especial do FGTS por causa da chuva; saiba como
- VÍDEO: moradora de Santa Cruz registra momento em que o vento quebra sacada de apartamento
A primeira semana de março, no entanto, está mudando essa perspectiva. Nos primeiros sete dias do mês, já choveu quase a metade do esperado para o período todo – 48,6%, mais precisamente. A média histórica de março é de 126 milímetros; até esta terça-feira, 7, já foram contabilizados 61,3 milímetros.
Se comparado com todo o mês de fevereiro, os primeiros dias de março quase superam a chuva registrada nos 28 dias do mês passado. Isso porque foram 71,8 milímetros em fevereiro e 61,3 milímetros nos primeiros sete dias de março – o equivalente a 85,3%. Os dados são da estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz completa meio ano com chuva abaixo da média
2022 x 2023
Os números são percebidos também se comparadas as datas entre 2022 e 2023. No ano passado, foram 305,6 milímetros entre 1º de janeiro e 6 de março. Neste ano, mesmo com o aumento de chuva em março, o mesmo período registrou 171 milímetros.
A maior diferença é da chuva nos meses de janeiro: enquanto em 2022 foram 165,10 milímetros nos 31 primeiros dias do ano, em 2023 este número ficou em 37,9 milímetros. Os meses de fevereiro tiveram 71,10 milímetros em 2022 e 71,8 em 2023; e os primeiros sete dias de março tiveram 69,40 no ano passado e 61,3 milímetros agora.
Publicidade
Desde setembro do ano passado a instabilidade está com baixa incidência no município. O quadro agrava os prejuízos causados pela estiagem. A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, assinou no último dia 30 de janeiro o decreto de situação de emergência em razão da estiagem. Junto ao município se somam 236 cidades gaúchas que estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente devido à escassez de chuva.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade