Categories: Regional

Chuva chega em Santa Cruz e antecipa queda nas temperaturas

Depois de um dia quente, com máximas quase chegando aos 29 graus, a chuva chegou em Santa Cruz do Sul neste sábado, 11. E essa chuva, que cai isoladamente desde sexta-feira, 10, antecipa uma queda nos termômetros. Na segunda-feira, 13, a mínima pode chegar a 10 graus. Segundo o meteorologista da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Fernando Lopes, o Vale do Rio Pardo pode ter instabilidade a partir da noite deste sábado, antecipando o ar gélido.

“Na região, a chuva pode parar ao longo do domingo. A partir do ingresso de ar frio, as temperaturas vão cair e a mínima será registrada à noite, quando pode fazer até 18 graus.” Lopes afirma que o tempo ficará ainda mais gelado entre a madrugada e a manhã de segunda-feira, com previsão de mínima próxima dos 14 graus e máxima de 22, em Santa Cruz do Sul. Já o meteorologista da MetSul Meteorologia, Luiz Fernando Nachtigall, afirma que a mínima pode cair até 11 graus. Para terça-feira, a previsão é de tempo seco e temperatura entre 16 e 24 graus. 

Lopes explica que, nesse período de transição, o clima varia com mais frequência. Ao mesmo tempo em que é esperado o aumento da máxima na quarta-feira, que pode alcançar 27 graus, ela não permanecerá por muito tempo; no dia seguinte, já cairá para os 24. Na sexta, deve ter uma leve redução, até 22 graus. As mínimas nesses três dias ficarão entre 19 e 20 graus. A tendência é de que o calor forte e por período prolongado não ocorra mais. 

Publicidade

Da mesma forma que a entrada de ar frio se torna assídua pelo menos nos próximos 15 dias, a chuva também chegará ao Estado. Fernando Lopes alerta, inclusive, para o risco de temporais e precipitações em grandes volumes em alguns pontos do Estado. “Entre o Oeste e Noroeste pode chover até 80 milímetros neste fim de semana. Para a região de Santa Cruz, a previsão é de 30 a 40 milímetros.”

Alerta Laranja

O Estado do Rio Grande do Sul está em alerta laranja, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O aviso foi divulgado ainda na manhã deste sábado, e alerta para “quebra de vidros, estragos consideráveis, risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e granizo.”

Publicidade

Temperatura amena impacta no comércio

A chegada de dias mais frios também anima o comércio em Santa Cruz. A empresária Luciane Marisa Ludke, que possui uma loja de roupas no Centro, prepara o estabelecimento com peças de outono e inverno. Ela inclusive já vendeu itens de lã nessa sexta-feira. 

Publicidade

“Esse frio é bom para todos os lojistas. Quem estiver preparado vai realizar boas vendas, pois os clientes chegam para aproveitar a liquidação e acabam levando peças mais quentinhas junto”, comenta. De acordo com Luciane, a expectativa é de que a nova estação gere crescimento entre 20% e 30% nas vendas da loja.

Luciane Ludke acredita em um incremento de vendas na sua loja no Centro | Foto: Bruno Pedry

Publicidade

 

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.