A sequência de dias chuvosos da última semana foi um alento para o setor produtivo no Rio Grande do Sul, que enfrentava meses com baixa precipitação, mas reforçou um problema de pelo menos duas décadas na Travessa Valério Rodrigues dos Santos, Bairro Dona Carlota em Santa Cruz do Sul. Os moradores viram buracos se formarem com a força da água e tiveram seus pátios invadidos pelo material que havia sido colocado na via.
LEIA TAMBÉM: Chuva continua? Veja a previsão do tempo para a semana em Santa Cruz
Logan Hentschke aproveitou a manhã com tempo bom para retirar a quantidade de terra e brita da calçada. O seu terreno é abaixo do nível da rua e, mesmo tendo um muro de contenção, ele precisa fazer a retirada, depois de dias com chuva mais intensa. “Moro aqui há 18 anos e é sempre assim. Já fizemos vídeo para mostrar, mas não muda”, lamenta.
Publicidade
Os vizinhos contam que já foram feitos movimentos como abaixo-assinado, protesto, ida à Câmara de Vereadores e pedidos protocolados para a pavimentação do trecho. “Nos disseram que é uma área pequena, que seria fácil dar um jeito, mas nunca é arrumado”, alertou Elisângela Borges Nunes. Na madrugada de sábado, seu marido teve de ir para a rua e direcionar a água, porque estava invadindo a casa.
“Já entrou na minha área e tive que levantar a máquina de lavar roupa para não estragar”, frisa. Tanto ela quanto outros moradores que têm residência na parte baixa da via vivem outro problema, além da lama e buracos. A água acumula em frente de suas casas e eles não têm como sair. “Costumo visitar minha amiga todos os dias. Faz quatro que não é possível”, lamentou.
LEIA TAMBÉM: Deslizamento de terra deixa trânsito interrompido na ERS-422
Publicidade
Eles esperam que, por tratar-se de uma rua pequena e estreita, possa logo receber atendimento com calçamento ou asfalto. Isso faria com que, mesmo sendo uma via íngreme, a sujeira não invadisse os terrenos. Além disso, um sistema de escoamento é necessário, na parte baixa, para evitar o acúmulo.
São providências que possibilitariam melhores condições, além de facilitar a passagem do transporte coletivo, que tem linha na Travessa. “Até o ônibus já atolou, aqui”, contaram os moradores.
Palavra da Prefeitura
Informado da situação no Bairro Dona Carlota, o secretário de Obras, Edmar Hermany, reforçou que a Prefeitura irá estudar uma solução para o caso. “A demanda será verificada pelo serviço de engenharia de Secretaria de Obras e Infraestrutura”, garantiu.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!