Santa Cruz do Sul

Chuva causa prejuízo para feirantes e produtos começam a faltar nas prateleiras

A situação é crítica para os produtores de verduras e legumes em Santa Cruz do Sul. Presidente da Associação Santa-cruzense dos Feirantes (Assafe), Patrícia Nichterwitz afirmou que jamais passou por um momento como o vivido atualmente, após a região ter sido afetada por uma enchente histórica. Na quinta-feira, 9, ela concedeu entrevista ao programa Rede Social, da Rádio Gazeta FM 107,9.

Segundo Patrícia, os feirantes já haviam perdido muito da produção por uma ocorrência de granizo na semana retrasada, mas que não atingiu todas as localidades. As inundações nas estufas afetaram o que ainda restava. As plantações são delicadas e precisam de cuidados especiais. Por isso, o prejuízo foi “gigantesco” e vai afetar a oferta nas feiras do município.

LEIA MAIS: Plantações de hortaliças ficaram devastadas em decorrência do temporal

Publicidade

Ela explicou que os produtores terão que iniciar do zero. No conjunto de atividades, os feirantes precisam preparar a terra, buscar novas mudas com os fornecedores e torcer para o clima colaborar.

As feiras estão funcionando, mas com escassez quase total de produtos. Apesar disso, há uma procura muito grande, já que os supermercados também enfrentam a falta de alguns itens. O preço subiu um pouco por causa das condições. As famílias perderam muitos animais, que também fornecem subsistência nas pequenas propriedades.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.