A situação é crítica para os produtores de verduras e legumes em Santa Cruz do Sul. Presidente da Associação Santa-cruzense dos Feirantes (Assafe), Patrícia Nichterwitz afirmou que jamais passou por um momento como o vivido atualmente, após a região ter sido afetada por uma enchente histórica. Na quinta-feira, 9, ela concedeu entrevista ao programa Rede Social, da Rádio Gazeta FM 107,9.
Segundo Patrícia, os feirantes já haviam perdido muito da produção por uma ocorrência de granizo na semana retrasada, mas que não atingiu todas as localidades. As inundações nas estufas afetaram o que ainda restava. As plantações são delicadas e precisam de cuidados especiais. Por isso, o prejuízo foi “gigantesco” e vai afetar a oferta nas feiras do município.
LEIA MAIS: Plantações de hortaliças ficaram devastadas em decorrência do temporal
Publicidade
Ela explicou que os produtores terão que iniciar do zero. No conjunto de atividades, os feirantes precisam preparar a terra, buscar novas mudas com os fornecedores e torcer para o clima colaborar.
As feiras estão funcionando, mas com escassez quase total de produtos. Apesar disso, há uma procura muito grande, já que os supermercados também enfrentam a falta de alguns itens. O preço subiu um pouco por causa das condições. As famílias perderam muitos animais, que também fornecem subsistência nas pequenas propriedades.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙