Categories: Geral

Chuva causa mortes e estragos em cidades do Rio Grande do Sul

O temporal desse domingo, 1º, atingiu ao menos 22 cidades do Rio Grande do Sul, com rajadas de vento entre 100 e 120 quilômetros por hora. Há registros de construções danificadas, rodovias bloqueadas e duas mortes provocadas pelos ventos, conforme a Defesa Civil do Estado.

Uma das vítimas foi um motorista, de 65 anos, que teve o carro atingido por uma árvore na ERS-155, em Ijuí, no noroeste. A outra, uma mulher de 28 anos, foi atingida por um fio de alta tensão em Sapiranga, região Metropolitana de Porto Alegre, quando estava na carona de uma motocicleta. Conforme a imprensa da Capital, ela teve a cabeça decepada e morreu na hora. O caso ocorreu por volta das 6 horas.

Em Porto Alegre, cinco pessoas ficaram feridas com o desabamento da estrutura do Circo da Rússia, na zona sul da cidade. Uma apresentação acontecia no momento em que a tempestade começou, por volta das 19 horas. Ninguém sofreu ferimentos graves. Na região central da cidade, o vendaval arrancou parte do telhado no Ginásio da Brigada Militar, um centro de treinamento de policiais militares. Não houve feridos no local.

Publicidade

O Trensurb, sistema de trens de superfície que liga cidades próximas a Porto Alegre, teve as operações suspensas às 22h30 devido à queda de uma árvore sobre a rede aérea. A previsão era de retomada dos serviços a partir das 8h30 desta segunda. Em apenas 35 minutos, o temporal foi considerado o pior desde janeiro de 2016 pelo Centro Integrado de Comando da Capital gaúcha.

O balanço mais recente da Defesa Civil aponta que quase 900 construções tiveram telhados parcial ou totalmente destruídos em 22 cidades. A região metropolitana de Porto Alegre e o noroeste do Estado, na fronteira com a Argentina, tiveram maior número de estragos contabilizados até o momento. Equipes distribuem lonas e fazem levantamento das áreas atingidas desde a noite de domingo.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.