O chocolate está entre os alimentos mais populares no mundo e, por que não dizer, que mais atiçam a gula. No ranking mundial, o Brasil é o sétimo maior produtor da matéria-prima, o cacau, que é fonte natural de polifenóis, vitaminas e minerais. Pode ser feito com massa de cacau, cacau em pó ou manteiga de cacau, juntamente com outros ingredientes. O fato é que há muitos tipos de chocolates feitos com diferentes ingredientes e diferentes quantidades de cacau.
Essas variações são permitidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que considera como chocolate o produto que contém, pelo menos, 25% de sólidos totais de cacau ou 20%, no caso do chocolate branco. Toda essa variedade pode se tornar um desafio para quem busca um chocolate saudável. E é aí que surgem dúvidas sobre a diferença de um chocolate para outro e sobre o percentual de cacau.
LEIA TAMBÉM: Chocolate: 10 coisas que você ainda precisa saber sobre essa delícia
Publicidade
Segundo a nutricionista clínica e esportiva funcional Debora Martins, na hora de escolher um “bom chocolate”, o ideal é optar pela versão com 60% de cacau ou mais. Ela explica que níveis mais altos de consumo de cacau estão associados à redução no risco de doenças cardiometabólicas, como hipertensão e diabetes, e ao aumento nos índices de colesterol HDL, o “colesterol bom”. Além disso, estudos demonstram que o cacau tem alto teor de flavonoides e forte capacidade antioxidante (quatro a cinco vezes mais forte que a do chá preto, duas a três vezes mais forte do que a do chá verde e quase duas vezes mais forte do que o vinho tinto).
Debora destaca que os compostos antioxidantes retardam a ocorrência de estresse oxidativo, responsável pelo processo de envelhecimento e origem da maioria das doenças, incluindo câncer, diabetes e distúrbios neurológicos. “Todos esses benefícios têm origem no cacau, então o efeito será tão maior quanto o percentual do fruto na composição. Em produtos de baixa qualidade, o excesso de açúcares e gorduras adicionados causa males que chegam a superar seus benefícios”, alertou.
LEIA TAMBÉM: Veja dicas sobre como consumir chocolate de maneira mais consciente
Publicidade
Outro cuidado na hora de escolher o chocolate é verificar a lista de ingredientes nos rótulos. “O ingrediente que vem primeiro é o que está em maior quantidade no produto, por isso é preciso olhar as informações na embalagem e ficar atento à tabela nutricional. Evite opções com alta quantidade de açúcar e ingredientes artificiais ou com nomes que você não conhece”, sublinhou.
LEIA TAMBÉM: Brasil celebra o sétimo lugar em exportação de chocolate
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.