O título da temporada 2020 da National Football League (NFL), a liga de futebol americano dos Estados Unidos, estará em jogo no domingo, 7. Kansas City Chiefs e Tampa Bay Buccaneers disputam o Super Bowl 55 a partir das 20h30 (de Brasília) no Raymond James Stadium, em Tampa, na Florida. Pela primeira vez em 55 anos, um dos finalistas vai jogar a decisão em casa. A transmissão no Brasil será da ESPN. O famoso show de intervalo será com o rapper canadense The Weeknd.
Os Buccaneers buscam a segunda conquista – a primeira foi em 2002. Eles serão liderados pelo quarterback Tom Brady, de 43 anos, em seu décimo Super Bowl. O marido da modelo gaúcha Gisele Bündchen trocou o New England Patriots, onde conquistou seis títulos em 20 temporadas. A franquia da Florida se classificou em quinto na temporada regular e conquistou o título da Conferência Nacional ao passar por Washington Team, New Orleans Saints e Green Bay Packers, todos fora de casa.
Do outro lado, os Chiefs buscam o tricampeonato. Defendem o título conquistado em 2019 e ainda somam a conquista de 1969. Melhor time da temporada regular com 14 vitórias em 16 jogos, entrou diretamente na semifinal da Conferência Americana para superar o Cleveland Browns. Na final, faturou o título ao bater o Buffalo Bills.
Publicidade
No duelo de gerações, o time de Kansas conta com a juventude do quarterback Patrick Mahomes, de 25 anos, o atual MVP do Super Bowl. Quando Brady disputava a primeira decisão da NFL, em 2002, Mahomes ainda estava no jardim de infância. “O Super Bowl é o Super Bowl. Ser capaz de enfrentar um dos maiores, senão o maior quarterback de todos os tempos, vai ser uma grande experiência para mim ”, disse Mahomes.
O Super Bowl, por fim, também vai desempatar o confronto direto entre os dois astros. Até hoje, eles se enfrentaram quatro vezes, com dois triunfos para cada lado. Pelos Patriots, foram três encontros, com duas vitórias de Brady e uma da estrela de Kansas City. Nesta temporada regular, porém, Mahomes venceu o único duelo entre ambos.
Brady conta com o tight end Rob Gronkowsi como alvo de segurança e tem os ótimos recebedores Mike Evans, Chris Godwin e Antonio Brown. Os principais parceiros ofensivos de Mahomes são o tight end Travis Kelce e o wide receiver Tyreek Hill. O palco da partida em Tampa terá a presença de 25 mil torcedores. Destes, 7,5 mil serão profissionais de saúde vacinados, convidados como forma de agradecimento pelos esforços no combate à pandemia do coronavírus. A liga ainda vai completar o espaço nas arquibancadas com 30 mil cartazes.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Inter encaminha saída de Thiago Galhardo a time árabe por empréstimo