Um dos dias mais esperados pelos foliões chegou. Neste sábado, 3, será realizada a quarta edição do Bailinho da Borges. A programação do Carnaval de rua inicia-se às 18 horas e se estende até a 1 hora da madrugada. A festa vai se concentrar na Rua Borges de Medeiros, que estará bloqueada entre a Marechal Floriano e a Marechal Deodoro, incluindo a Praça da Bandeira. O evento deve reunir, mais uma vez, a comunidade de Santa Cruz e região para festejar a nostalgia dos antigos bailinhos carnavalescos, embalados pelas marchinhas e sambas tradicionais.
Para animar o público, serão dois palcos: o tradicional, nomeado de Palco Mor, ficará na esquina entre a Borges de Medeiros e a Marechal Deodoro; e o palco na Praça da Bandeira. Com uma programação voltada a todas as idades, o Bailinho da Borges começa com o Carnaval Infantil, no Palco da Praça. A partir das 20 horas, terá início o Cortejo Carnavalesco com a Banda Bebi. Logo após ocorrerá a abertura oficial do evento no Palco da Praça, com a apresentação da corte oficial, formada pelo rei Erik Vinícius da Silveira e a rainha Gabriela Anthrax, que conduzirão a descida da Borges.
ASSISTA: Gazeta Notícias dessa sexta detalhou a programação do Bailinho da Borges
Um pouco mais tarde, às 21h30, a N’Band conduzirá a festa no Palco Mor, enquanto Edinho Nascimento & Banda farão a alegria dos foliões no Palco da Praça, até o fim do evento. Durante entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o idealizador do Bailinho, Rafael Tombini, disse que o evento será o abre-alas do Santa Folia. “O Carnaval de Santa Cruz está se consolidando e deve se tornar um dos maiores do Estado.”
A grande novidade desta edição é a disponibilidade de linhas de ônibus em horário extra para o evento, facilitando o retorno dos foliões para casa. O Consórcio TCS irá manter a linha 32 – Carlota/Rauber, via Menino Deus – em dois horários estendidos de saída do Centro em direção ao bairro, passando por vários pontos da cidade, à 0h10 e à 1 hora. A saída será da superparada atrás da Prefeitura, na Rua Tenente Coronel Brito. Os horários poderão ser ampliados conforme a demanda.
LEIA MAIS: Atrações, estrutura e serviços: tudo o que você precisa saber sobre o Bailinho da Borges
O mesmo ponto poderá ser utilizado por carros de aplicativo e serviço de táxi para embarque e desembarque de passageiros. O objetivo é proporcionar aos foliões um acesso mais fácil e seguro aos meios de transporte públicos e privados. Após o encerramento, os trechos das ruas bloqueadas para o evento (Marechal Floriano, Borges de Medeiros, Sete de Setembro e Marechal Deodoro) serão liberados para o fluxo de veículos.
O evento é produzido pela Skené Projetos Culturais, com recursos captados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio do Município de Santa Cruz do Sul, Pé de Coelho Filmes e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). O patrocínio é da Mor, Pitt Jeans e HBier, e o Aquarius Hotel é a hospedagem oficial da festa.
LEIA TAMBÉM: Criatividade a mil: veja como customizar camisetas para o Bailinho da Borges
Saiba mais
- Concurso de Fantasias
Sucesso nos anos anteriores, o Concurso de Fantasias será realizado, mais uma vez, em parceria com a Gazeta Grupo de Comunicações e vai contar com três categorias: infantil, adulto e melhor idade. Todas terão premiação de primeiro, segundo e terceiro lugares, a partir do voto popular durante o evento pelo site do Portal Gaz. Além disso, haverá premiação para o Melhor Bloco do Bailinho.
- Gastronomia
A cervejaria oficial do evento será a HBier. Dentro do perímetro do evento, ela estará com diversos pontos, em especial na Praça da Bandeira, vendendo a bebida com preço promocional. O folião poderá adquirir um copo eco na hora ou levar de casa. Será proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. A organização da festa ressaltou que é possível levar bebidas próprias para consumo no local, mas pede que se evite copos e garrafas de vidro. “Se cada um colaborar poderemos evitar transtornos no evento, como garrafas quebradas que podem machucar alguém”, disse Rafael Tombini.
A praça de alimentação também estará centralizada na Praça da Bandeira, com seis estabelecimentos. Além disso, o público terá à disposição uma variedade de opções gastronômicas e de bebidas disponibilizadas pelo comércio local.
- Segurança e banheiros
Para garantir maior comodidade aos presentes, serão disponibilizados 60 banheiros químicos, incluindo modelos com acessibilidade. Quatro ambulâncias vão estar presentes no evento. No que se refere à segurança do público, haverá presença da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Penal (Susepe), Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. A novidade será a atuação do Comando Ambiental da Brigada Militar, com o intuito de prevenir e combater a poluição sonora e outras perturbações de ordem pública, como o uso de fogos de artifício.
- Ações
A Secretaria Municipal de Saúde estará presente por meio do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), distribuindo preservativos, dando orientações sobre DSTs e fazendo exames rápidos para a população. Já a Vigilância Sanitária fará a fiscalização dos estabelecimentos, garantindo a qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.
A Coordenadoria Municipal das Mulheres fará um trabalho de conscientização sobre o assédio feminino, tirando dúvidas, repassando orientações e acompanhando casos, se necessário. Também presente, o Departamento Municipal da Diversidade pretende reforçar a importância da inclusão da pauta LGBTI+ em todos os grandes eventos do município. Entre as ações planejadas estão a distribuição de material informativo, como a Cartilha da Diversidade e leques alusivos ao tema, além de orientações e acompanhamento em casos de LGBTIfobia.
A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz (Assemp) vai disponibilizar lixeiras para coleta seletiva de lixo ao longo da Borges de Medeiros. O intuito é amenizar o acúmulo de detritos nas vias e incentivar a destinação consciente dos materiais utilizados durante o evento. Já a Cooperativa de catadores e recicladores (Coomcat) prestará o serviço de coleta seletiva.
LEIA TAMBÉM: Concurso de fantasias: tudo o que você precisa saber para participar
Para saber
- Haverá uma central de informações e acessibilidade localizada junto à Praça da Bandeira, no pergolado.
- O valor da cerveja vendida pela HBier será de R$ 10,00.
Como o evento não possui estacionamento, é aconselhado optar por outros meios de deslocamento, como táxi e carros de aplicativo.
- Será vetada a entrada de recipientes de vidro, como copos e garrafas.
Programação do Bailinho da Borges
- 18 horas – Carnaval Infantil, no Palco da Praça
- 20 horas – Início do Cortejo Carnavalesco, com a Banda Bebi
- 20h30 – Abertura do Palco da Praça, recepção da Corte e descida da Borges
- 21h30 – Abertura do Palco Mor e Apresentação da N’Band
- 21h30 – Apresentação de Edinho Nascimento & Banda, no Palco da Praça
- 1 hora – Encerramento
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙