Cultura e Lazer

Chegou a hora de se divertir no Bailinho da Borges

Um dos dias mais esperados pelos foliões chegou. Neste sábado, 3, será realizada a quarta edição do Bailinho da Borges. A programação do Carnaval de rua inicia-se às 18 horas e se estende até a 1 hora da madrugada. A festa vai se concentrar na Rua Borges de Medeiros, que estará bloqueada entre a Marechal Floriano e a Marechal Deodoro, incluindo a Praça da Bandeira. O evento deve reunir, mais uma vez, a comunidade de Santa Cruz e região para festejar a nostalgia dos antigos bailinhos carnavalescos, embalados pelas marchinhas e sambas tradicionais.

Para animar o público, serão dois palcos: o tradicional, nomeado de Palco Mor, ficará na esquina entre a Borges de Medeiros e a Marechal Deodoro; e o palco na Praça da Bandeira. Com uma programação voltada a todas as idades, o Bailinho da Borges começa com o Carnaval Infantil, no Palco da Praça. A partir das 20 horas, terá início o Cortejo Carnavalesco com a Banda Bebi. Logo após ocorrerá a abertura oficial do evento no Palco da Praça, com a apresentação da corte oficial, formada pelo rei Erik Vinícius da Silveira e a rainha Gabriela Anthrax, que conduzirão a descida da Borges. 

ASSISTA: Gazeta Notícias dessa sexta detalhou a programação do Bailinho da Borges

Publicidade

Um pouco mais tarde, às 21h30, a N’Band conduzirá a festa no Palco Mor, enquanto Edinho Nascimento & Banda farão a alegria dos foliões no Palco da Praça, até o fim do evento. Durante entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o ​​idealizador do Bailinho, Rafael Tombini, disse que o evento será o abre-alas do Santa Folia. “O Carnaval de Santa Cruz está se consolidando e deve se tornar um dos maiores do Estado.”

A grande novidade desta edição é a disponibilidade de linhas de ônibus em horário extra para o evento, facilitando o retorno dos foliões para casa. O Consórcio TCS irá manter a linha 32 – Carlota/Rauber, via Menino Deus – em dois horários estendidos de saída do Centro em direção ao bairro, passando por vários pontos da cidade, à 0h10 e à 1 hora. A saída será da superparada atrás da Prefeitura, na Rua Tenente Coronel Brito. Os horários poderão ser ampliados conforme a demanda.

LEIA MAIS: Atrações, estrutura e serviços: tudo o que você precisa saber sobre o Bailinho da Borges

Publicidade

O mesmo ponto poderá ser utilizado por carros de aplicativo e serviço de táxi para embarque e desembarque de passageiros. O objetivo é proporcionar aos foliões um acesso mais fácil e seguro aos meios de transporte públicos e privados.  Após o encerramento, os trechos das ruas bloqueadas para o evento (Marechal Floriano, Borges de Medeiros, Sete de Setembro e Marechal Deodoro) serão liberados para o fluxo de veículos. 

O evento é produzido pela Skené Projetos Culturais, com recursos captados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio do Município de Santa Cruz do Sul, Pé de Coelho Filmes e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). O patrocínio é da Mor, Pitt Jeans e HBier, e o Aquarius Hotel é a hospedagem oficial da festa.

LEIA TAMBÉM: Criatividade a mil: veja como customizar camisetas para o Bailinho da Borges

Publicidade

Saiba mais

  • Concurso de Fantasias
    Sucesso nos anos anteriores, o Concurso de Fantasias será realizado, mais uma vez, em parceria com a Gazeta Grupo de Comunicações e  vai contar com três categorias: infantil, adulto e melhor idade. Todas terão premiação de primeiro, segundo e terceiro lugares, a partir do voto popular durante o evento pelo site do Portal Gaz. Além disso, haverá premiação para o Melhor Bloco do Bailinho.
  • Gastronomia
    A cervejaria oficial do evento será a HBier. Dentro do perímetro do evento, ela estará com diversos pontos, em especial na Praça da Bandeira, vendendo a bebida com preço promocional. O folião poderá adquirir um copo eco na hora ou levar de casa. Será proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. A organização da festa ressaltou que é possível levar bebidas próprias para consumo no local, mas pede que se evite copos e garrafas de vidro. “Se cada um colaborar poderemos evitar transtornos no evento, como garrafas quebradas que podem machucar alguém”, disse Rafael Tombini.
    A praça de alimentação também estará centralizada na Praça da Bandeira, com seis estabelecimentos. Além disso, o público terá à disposição uma variedade de opções gastronômicas e de bebidas disponibilizadas pelo comércio local.
  • Segurança e banheiros
    Para garantir maior comodidade aos presentes, serão disponibilizados 60 banheiros químicos, incluindo modelos com acessibilidade. Quatro ambulâncias vão estar presentes no evento. No que se refere à segurança do público, haverá presença da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Penal (Susepe), Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. A novidade será a atuação do Comando Ambiental da Brigada Militar, com o intuito de prevenir e combater a poluição sonora e outras perturbações de ordem pública, como o uso de fogos de artifício.
  • Ações
    A Secretaria Municipal de Saúde estará presente por meio do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), distribuindo preservativos, dando orientações sobre DSTs e fazendo exames rápidos para a população. Já a Vigilância Sanitária fará a fiscalização dos estabelecimentos, garantindo a qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.
    A Coordenadoria Municipal das Mulheres fará um trabalho de conscientização sobre o assédio feminino, tirando dúvidas, repassando orientações e acompanhando casos, se necessário. Também presente, o Departamento Municipal da Diversidade pretende reforçar a importância da inclusão da pauta LGBTI+ em todos os grandes eventos do município. Entre as ações planejadas estão a distribuição de material informativo, como a Cartilha da Diversidade e leques alusivos ao tema, além de orientações e acompanhamento em casos de LGBTIfobia.
    A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz (Assemp) vai disponibilizar lixeiras para coleta seletiva de lixo ao longo da Borges de Medeiros. O intuito é amenizar o acúmulo de detritos nas vias e incentivar a destinação consciente dos materiais utilizados durante o evento. Já a Cooperativa de catadores e recicladores (Coomcat) prestará o serviço de coleta seletiva.

LEIA TAMBÉM: Concurso de fantasias: tudo o que você precisa saber para participar

Para saber

  • Haverá uma central de informações e acessibilidade localizada junto à Praça da Bandeira, no pergolado.
  • O valor da cerveja vendida pela HBier será de R$ 10,00.
Como o evento não possui estacionamento, é aconselhado optar por outros meios de deslocamento, como táxi e carros de aplicativo.
  • Será vetada a entrada de recipientes de vidro, como copos e garrafas.

Programação do Bailinho da Borges

  • 18 horas – Carnaval Infantil, no Palco da Praça
  • 20 horas – Início do Cortejo Carnavalesco, com a Banda Bebi
  • 20h30 – Abertura do Palco da Praça, recepção da Corte e descida da Borges
  • 21h30 – Abertura do Palco Mor e Apresentação da N’Band
  • 21h30 – Apresentação de Edinho Nascimento & Banda, no Palco da Praça
  • 1 hora – Encerramento

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.