Na coluna anterior, lembramos que a antiga Viação Aérea Rio-grandense (Varig), no seu início, manteve estreita relação com Santa Cruz do Sul. Em fevereiro de 1931, inaugurou uma linha regular entre Porto Alegre, Santa Cruz e Santa Maria.

A pista de pouso e decolagem ficava no campo da aviação, onde hoje é a Metalúrgica Mor. Uma casinha de madeira dava abrigo aos passageiros. O agente da Varig era o comerciante Guilherme Kuhn.

As viagens eram com o Junkers F-13, batizado de Santa Cruz, para cinco passageiros. Pessoas de posses iam à Capital de avião. 

Publicidade

As aeronaves atingiam 140 km por hora, voavam baixo e havia muita turbulência. Os voos eram visuais e os pilotos seguiam referências do solo, como vilas, igrejas, casas, estradas, rios, lagos e até animais no pasto. 

Quando chovia, o voo era quase às cegas e o piloto orientava-se pela bússola. Diariamente, Kuhn telefonava para a companhia informando a direção dos ventos e as condições do tempo na região.

O fundador da Varig, o alemão Otto Mayer, e outros membros da direção possuíam amigos e familiares na cidade. O santa-cruzense Harry Schuetz, que foi funcionário, vice-presidente e presidente, era irmão das senhora Nelly Frantz, esposa de Francisco J. Frantz (fundador da Gazeta do Sul), e de Wally Heller, esposa de Oscar Heller.

Publicidade

Em 1941, quando o Brasil entrou na guerra contra a Alemanha, Meyer renunciou à presidência. As dificuldades imposta pela 2ª Guerra Mundial levaram a Varig a desativar a maioria das linhas estaduais.


Mesmo com turbulência, voos eram muito procurados | Foto: Arquivo de Luiz Kuhn

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.