O Instituto-Geral de Perícias (IGP) confirmou, nesta quarta-feira, 17, a identidade de mais uma vítima das enchentes de setembro de 2023 no Vale do Taquari. Trata-se de uma moradora do município de Roca Sales. Com isso, aumentou para 54 o número de óbitos causados pela tragédia.
O corpo dessa pessoa havia sido encontrado em 6 de janeiro de 2024, flutuando no Rio Taquari, em Lajeado. A partir desse momento, começaram os trâmites de identificação. Devido ao avançado estado de decomposição, foi necessário utilizar diversas técnicas para obtenção de um perfil genético que possibilitasse as análises e comparações próprias do trabalho pericial.
LEIA TAMBÉM: Lula anuncia R$ 344,6 milhões para reconstrução de municípios atingidos pelas cheias
Publicidade
Com a confirmação da identidade, a Polícia Civil (PC) retirou o nome dessa pessoa da lista de desaparecidos, que diminuiu, portanto, para quatro pessoas. Desde novembro de 2023, não havia variação na relação de mortos e desaparecidos resultante desse desastre.
O processo de localização e identificação de vítimas exige trabalho minucioso por parte do governo do Estado. A PC e o IGP são as instituições responsáveis pela condução desses processos. A tarefa envolve uma série de cuidados, protocolos e obrigações que devem ser cumpridos para evitar erros que poderiam gerar ainda mais transtornos e sofrimento aos familiares das vítimas.
LEIA TAMBÉM: Antes e depois: imagens registram destruição em cidades do Vale do Taquari
Publicidade
Como ainda há quatro pessoas desaparecidas, as equipes do governo seguem em operação, conjugando o rigor dos protocolos com a necessidade de dar respostas à sociedade.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade