Chefes da segurança regional apresentam indicadores criminais dos últimos cinco anos

Lideranças das forças de segurança do Vale do Rio Pardo realizaram, na manhã desta quarta-feira, 16, a apresentação dos indicadores criminais dos últimos cinco anos na região. O evento foi realizado na sede da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), tenente-coronel Giovani Paim Moresco, ressaltou a drástica queda na quantidades de crimes graves na região de abrangência da Brigada Militar.

Dentre os destaques explicados por Moresco, está a redução no número de homicídios. Ao longo dos últimos cinco anos, foram 75, contra 124 ocorridos nos quinquênio anterior – uma queda de 40%. Ao todo, foram 345 quilos de drogas e 767 armas apreendidas, além de R$ 3,5 milhões em dinheiro confiscado de origem ilícita. 20.636 prisões foram realizadas, 7.884 termos circunstanciados lavrados e 179.302 ocorrências atendidas.

95% dos crimes graves são elucidados, diz Menezes

Na sequência, o delegado regional Luciano Menezes enalteceu o trabalho das instituições da região e ressaltou o crescimento da Polícia Civil ao longos dos últimos cinco anos. Ao todo, na região, atuam 139 agentes, sendo 12 delegados. São 75 viaturas. Menezes revelou que, ao longo das próximas semanas, duas novas viaturas Toyota Hilux, semiblindadas, devem ser entregues pelo Estado à Polícia Civil da região. Uma ficará para a Delegacia Regional e a outra será usada pelos investigadores da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Publicidade

“Temos 95% de elucidação dos crimes graves na região. Também, 100% das nossas representações por prisões são deferidas pelo Poder Judiciário. Isso acontece porque apuramos os fatos de forma concreta e representamos a respeito daqueles que realmente são identificados como envolvidos nos crimes”, comentou Menezes.

Ainda, a delegada penitenciária regional Samantha Longo; o subcomandante do Corpo de Bombeiros, major Joel Dittberner; e o diretor regional do Instituto-Geral de Perícias (IGP), Maiquel Luís Santos, também apresentaram números e realizações das respectivas instituições ao longo dos últimos anos. O ato foi acompanhado pelo comandante estadual da BM, coronel Claudio dos Santos Feoli; o subcomandante do Estado, coronel Douglas da Rosa Soares; o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), major Fábio Azevedo; o subcomandante do 23º BPM, major Hélcio Moises Segú Gaira; o chefe do setor de Inteligência do 23º BPM, capitão Rafael Carvalho Menezes; o comandante do 2º BPM, major Cristiano Marconatto; e o coordenador da Guarda Municipal, Éberson Pereira Gonçalves.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.