Categories: Esportes

Cestinha conquista Sul-Americano sub-14 em Novo Hamburgo

Pela quarta vez, uma equipe do Projeto Cestinha/Sesi/Unisc, com apoio da Prefeitura de Venâncio Aires, sagrou-se campeã continental de basquete. Dessa vez, o título foi conquistado pela categoria sub-14 no 19º Encontro Sul-Americano de Basquete realizado na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo com a participação de 90 times. A cerimônia de entrega da premiação aos 12 atletas ocorreu nessa quarta-feira, no ginásio da Universidade de Santa Cruz do Sul. Além do título, o jogador Thiago Daniel Dias foi o maior pontuador da competição e, no segundo ano consecutivo, selecionado pelos técnicos para integrar a Seleção de Ouro da categoria sub-14 na posição de pivô.

“Em 14 anos, o Cestinha alcançou a maioridade e é um projeto solidificado. Sem o apoio da Unisc e do Sesi, não seria possível realizar esse trabalho”, frisou o coordenador Gilmar Weis. O gerente de Operações do Serviço Social da Indústria em Santa Cruz, Saulo de Oliveira, reconheceu o empenho da equipe de basquete e garantiu que a parceria com a Unisc continuará em 2016. “Esse resultado é devido à base boa e forte que vocês têm. O que estão aprendendo vai fazer a diferença na vida de vocês”, salientou Oliveira aos jogadores.

O pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Ângelo Hoff, também exaltou mais essa conquista dos atletas, treinadores e demais profissionais envolvidos no Cestinha. “Levem para sempre os valores adquiridos no projeto e lembrem-se que fizeram parte desse time”, observou. A reitora da instituição de ensino, Carmen Lúcia de Lima Helfer, reforçou que o momento é de vitória para a Unisc e ao Sesi. “Quando se fala em esporte, é uma excelente forma de educar. É um aprendizado para a vida toda, muito além de aprender a jogar basquete. Manter a saúde, o esporte e a educação é o compromisso da Unisc”, definiu. Também estiveram na solenidade o auxiliar-técnico do Cestinha, Fernando Lawisch; a funcionária da Unisc, Tábata Züge, e a analista de Cultura, Esporte e Lazer do Sesi, Manuela Henn Trevisan.
 

Publicidade

Seleção nacional masculina encerra preparação para a Copa América

A seleção brasileira masculina de basquete encerrou, ontem, sua fase de preparação em São Paulo para a Copa América. O grupo comandado pelo técnico Rubén Magnano embarcaria ainda na noite dessa quinta-feira para Porto Rico, onde disputará o último torneio amistoso antes da competição pan-americana, que será no México. Apesar de ser permitida a inscrição de apenas 12 atletas, o treinador ainda não definiu o último jogador cortado do grupo que vinha treinando na capital paulista.

O grupo tem algumas modificações na comparação com o elenco que foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho. Chegaram os jovens Derek (armador de 21 anos) e Danilo Fuzaro (ala de 21), além dos veteranos Marquinhos (ala de 31) e Guilherme Giovannoni (pivô de 35). Eles ocupam os postos de mais experientes da equipe depois dos cortes de Larry Taylor e Rafael Hettsheimer. O time também está desfalcado dos jogadores da NBA – Raulzinho, Leandrinho, Nenê, Tiago Splitter, Lucas Bebê, Bruno Caboclo, Anderson Varejão e Cristiano Felicio – e de Marcelinho Huertas, que atua no basquete profissional da Espanha.

Publicidade

Na Copa Tuto Marchand, em Porto Rico, o Brasil enfrentará os donos da casa no domingo e depois jogará contra Canadá (segunda), Argentina (terça) e República Dominicana (quarta). A Copa América, na Cidade do México, começará no dia 31 deste mês. A lista final de inscritos precisa ser levada à Fiba Américas um dia antes.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.