Categories: Centro-Serra

Cesáreas eletivas só serão realizadas com 39 semanas de gestação

O Conselho Federal de Medicina (CFM) decidiu que cesáreas a pedido da paciente só poderão ser feitas a partir da 39ª semana de gestação. Até agora, a idade gestacional mínima para fazer o parto cirúrgico eletivo era 37 semanas de gravidez. A determinação só será considerada quando não houver indicação médica que indique a antecipação do parto.

O ginecologista e obstetra Gileno de Pelegrin participou, na manhã desta terça-feira, 21, do Giro Regional, onde falou sobre os procedimento. De acordo com ele, os médicos da região já trabalham com essa medida. “É uma determinação que tem de ser seguida, principalmente na nossa região, pois não temos o amparo de uma UTI Neonatal, por exemplo”, explica. Conforme Gileno, já é agendada a cesárea para 39 semanas de gestão, tendo em vista que com 37 semanas ainda acarreta riscos, devido a imaturidade e problemas de formação principalmente dos pulmões e intestino.

A nova resolução do CFM também determina que passa a ser obrigatória a elaboração de um termo de consentimento livre e esclarecido pelo médico quando a gestante optar por fazer a operação cesariana. O documento deve ser escrito em linguagem de fácil compreensão, respeitando as características socioculturais da gestante e o médico deve esclarecê-la e orientá-la tanto sobre a cesariana quanto sobre o parto normal.

Publicidade

Entretanto, o ginecologista explica que se a gestação apresentar riscos, a cesariana pode ser realizada até com 30 semanas de gestação. “Para isso, é necessário o amparo da UTI Neonatal. O que deve ser seguido à risca é a gravidez que não oferece riscos”, destaca.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.