A prefeita de Santa Cruz do Sul Helena Hermany reuniu-se com lideranças de Cerro Alegre Alto na noite dessa quarta-feira, 31. Durante o encontro, houve a definição do trecho da estrada da localidade que será asfaltado. A iniciativa integra um dos eixos do programa Mobiliza Santa Cruz – Desenvolvimento e trará melhorias para a infraestrutura do interior.
A Prefeitura pretende pavimentar de 20 a 30 quilômetros de estradas do meio rural, com a seleção dos trechos em acordo com os moradores das localidades. O investimento total de R$ 200 milhões contará com recursos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura conclui concretagem em ponte de Cerro Alegre Alto
Publicidade
Conforme Helena Hermany, o governo está trabalhando pela evolução das comunidades do campo. “Nosso município está crescendo enormemente e a Prefeitura precisa acompanhar esse desenvolvimento, no interior e na cidade”, explicou. Para a prefeita, o asfalto nas estradas do interior, além de trazer mais segurança para o deslocamento, também assegura o escoamento da produção agrícola sem sobressaltos.
Além disso, de acordo com ela, oferecer infraestrutura às comunidades rurais é uma maneira efetiva de combater o êxodo rural. “Nenhum jovem ficará no interior se ele não tiver perspectiva”, analisou. O vereador Licério Agnes defendeu a contratação do financiamento pela Prefeitura. “É bom que a prefeita tenha buscado esse recurso, temos muitas obras a serem feitas”, declarou. O secretário de Obras e Infraestrutura interino, Gerson Vargas, também participou do evento.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura estima início das obras do viaduto no Arroio Grande para janeiro de 2023
Publicidade
A engenheira da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi), Vanessa Hernandes da Luz, explicou aos presentes os passos para a efetivação do projeto. A estrada da localidade deverá receber mais 2,3 quilômetros de asfalto, no trecho que leva até Passo do Sobrado. Durante os próximos 30 dias, a secretaria dará início aos levantamentos topográficos preliminares do terreno para, em seguida, desenvolver o projeto para o asfaltamento. A expectativa é de que a obra inicie entre 90 e 120 dias a partir do lançamento da licitação.
O proprietário da casa noturna Mannsão, onde o encontro aconteceu, Giovani Paulo Fengler considera que o asfaltamento será de extrema relevância para a comunidade. Ele salienta que já houve diversos acidentes no trecho que receberá a melhoria. Além disso, Fengler destacou a intensidade do fluxo de veículos na região e os benefícios que a obra trará para o desenvolvimento da localidade. “É uma estrada importante, que leva a Passo do Sobrado e Vale Verde. É um projeto que ficará marcado na história da comunidade”, avaliou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!