O 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) realizou na manhã de sexta-feira a solenidade alusiva ao aniversário de nascimento do General Gomes Carneiro, patrono do quartel. Durante a cerimônia, ocorreu a entrega de diplomas de Amigo do Batalhão, com a participação de autoridades e convidados externos. O vice-prefeito Elstor Desbessell representou a prefeita Helena Hermany no ato.
No total, 24 pessoas, entre lideranças locais e regionais e colaboradores do 7º BIB, foram agraciadas com a entrega do diploma do Mérito Gomes Carneiro aos amigos do Batalhão. Quatro delas eram servidores do Município. O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Everton Oltramari, que também responde pela pasta de Governança e Relações Institucionais; o secretário de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany; o coordenador da Guarda Municipal, Éberson Gonçalves; e o servidor Gilmar Kolher, da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.
Em seu pronunciamento, o comandante do 7º BIB, Fernando Barcellos da Rosa, ressaltou a importância da parceria com a comunidade. “Quem caminha na companhia de um amigo, com certeza vai mais longe. Agradeço pelo apoio prestado por todos vocês à nossa unidade”, declarou.
LEIA TAMBÉM: Desfile Motorizado mostra a força do Exército
Publicidade
O patrono do 7º BIB, Antônio Ernesto Gomes Carneiro (1846-1894), foi um general brasileiro, morto no episódio do Cerco da Lapa (no Paraná) e considerado herói na Revolução Federalista (1893-1895). Nasceu em Serro, Minas Gerais, em 28 de novembro de 1846, onde iniciou seus estudos, aos quais deu seguimento no Seminário de Diamantina e em Curvelo.
Em 1864, ao eclodir a Guerra do Paraguai, fazia o Curso de Humanidades no mosteiro dos Beneditinos, no Rio de Janeiro, levando-o a alistar-se como soldado no Primeiro Corpo de Voluntários da Pátria. Na guerra conquistou a graduação de primeiro-sargento e alferes, por bravura, tendo sido ferido três vezes em combate. Mal se restabelecia e já se apresentava para nova missão.
Após o final da guerra, matriculou-se na Escola Militar, em 1872. Em 1881, acompanhou o Imperador Dom Pedro II em sua viagem a Minas Gerais. Chefiou a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas na Marcha para o Oeste, de 1890 a 1892, tornando-se responsável pelo recrutamento do então tenente Cândido Rondon.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Semana da Pátria é aberta oficialmente em Santa Cruz
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.