Cerimônia no 7º BIB entrega diplomas a colaboradores

O 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) realizou na manhã de sexta-feira a solenidade alusiva ao aniversário de nascimento do General Gomes Carneiro, patrono do quartel. Durante a cerimônia, ocorreu a entrega de diplomas de Amigo do Batalhão, com a participação de autoridades e convidados externos. O vice-prefeito Elstor Desbessell representou a prefeita Helena Hermany no ato.

No total, 24 pessoas, entre lideranças locais e regionais e colaboradores do 7º BIB, foram agraciadas com a entrega do diploma do Mérito Gomes Carneiro aos amigos do Batalhão. Quatro delas eram servidores do Município. O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Everton Oltramari, que também responde pela pasta de Governança e Relações Institucionais; o secretário de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany; o coordenador da Guarda Municipal, Éberson Gonçalves; e o servidor Gilmar Kolher, da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.
Em seu pronunciamento, o comandante do 7º BIB, Fernando Barcellos da Rosa, ressaltou a importância da parceria com a comunidade. “Quem caminha na companhia de um amigo, com certeza vai mais longe. Agradeço pelo apoio prestado por todos vocês à nossa unidade”, declarou.

LEIA TAMBÉM: Desfile Motorizado mostra a força do Exército

Publicidade

O patrono do 7º BIB, Antônio Ernesto Gomes Carneiro (1846-1894), foi um general brasileiro, morto no episódio do Cerco da Lapa (no Paraná) e considerado herói na Revolução Federalista (1893-1895). Nasceu em Serro, Minas Gerais, em 28 de novembro de 1846, onde iniciou seus estudos, aos quais deu seguimento no Seminário de Diamantina e em Curvelo.

Em 1864, ao eclodir a Guerra do Paraguai, fazia o Curso de Humanidades no mosteiro dos Beneditinos, no Rio de Janeiro, levando-o a alistar-se como soldado no Primeiro Corpo de Voluntários da Pátria. Na guerra conquistou a graduação de primeiro-sargento e alferes, por bravura, tendo sido ferido três vezes em combate. Mal se restabelecia e já se apresentava para nova missão.

Após o final da guerra, matriculou-se na Escola Militar, em 1872. Em 1881, acompanhou o Imperador Dom Pedro II em sua viagem a Minas Gerais. Chefiou a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas na Marcha para o Oeste, de 1890 a 1892, tornando-se responsável pelo recrutamento do então tenente Cândido Rondon.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Semana da Pátria é aberta oficialmente em Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.