Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Setor fumageiro

Cerimônia marca 20 anos da fábrica da Souza Cruz

Uma cerimônia na manhã desta segunda-feira, 12, lembrou os 20 anos da inauguração da usina da Souza Cruz em Santa Cruz do Sul, que até hoje é uma das maiores unidades de beneficiamento de tabaco do mundo. O ato foi acompanhado por dirigentes, ex-dirigentes e funcionários da empresa, além de diversas autoridades do setor fumageiro.

Inaugurada em 1996, a fábrica representou um salto em modernização do processamento de fumo e ajudou a consolidar a Souza Cruz no mercado mundial de tabaco. “Queríamos fazer uma fábrica moderna, que atendesse às nossas necessidades por 100 anos”, recordou Nelson Bennemann, que dirigiu o departamento de tabaco da Souza Cruz por 21 anos e foi um dos idealizadores do projeto. Atualmente, 200 funcionários atuam na fábrica, além de 2.050 trabalhadores sazonais. A capacidade de produção chega a 100 mil toneladas por safra.

Segundo o atual diretor de tabaco, Dimar Frozza, a inserção do tabaco brasileiro no comércio internacional foi fundamental para a expansão da cadeia. “Se produzíssemos apenas para o mercado interno, nós seríamos 25% ou menos do que somos hoje”, disse. Também presente na cerimônia, o prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst (PP), reconheceu o peso da Souza Cruz e da indústria fumageira como um todo para a economia do município e do País. “Estamos aqui diante de um gigante. E esse gigante precisa ser protegido e defendido, porque gera emprego e renda para o país, para o Estado e para Santa Cruz”, elogiou.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.