A Diocese de Santa Cruz do Sul estará sob novo comando a partir de domingo, com a posse do bispo dom Aloísio Alberto Dilli. A celebração está marcada para começar às 16 horas, na Catedral São João Batista, seguida da missa, tradicionalmente realizada às 19 horas, mas que desta vez será antecipada. Cerca de 3 mil pessoas são aguardadas para a primeira celebração a ser presidida por dom Aloísio como bispo em Santa Cruz. Todos os padres das paróquias locais são esperados, além de bispos das 18 dioceses do Rio Grande do Sul e do arcebispo da Província Eclesiástica de Santa Maria, Hélio Adelar Rubert.
A nomeação de dom Aloísio como sucessor de dom Canísio Klaus ocorreu em julho. Desde a saída do antigo bispo, em março, a diocese era administrada pelo padre Zeno Rech. Depois de nove anos no comando da Diocese de Uruguaiana, congregada por 16 paróquias, o religioso de 68 anos chega com o desafio de estar à frente de uma diocese bem maior, com 52 paróquias.
Residindo no bispado de Santa Cruz desde terça-feira, dom Aloísio afirmou ontem que, por enquanto, vai buscar se integrar e conhecer a realidade local. Só depois vai desenvolver projetos, a exemplo do que fez em Uruguaiana, onde realizava ações sociais com catadores de resíduos. “Estou chegando com espírito de comunhão, de participação. Mas penso que a gente deve, antes de mais nada, ouvir muito, dialogar com as pessoas, sentir o ambiente. Não venho com propostas pré-estabelecidas”, disse.
Publicidade
Dom Aloísio frisou ainda que deixa Uruguaiana com sentimento de gratidão pelo acolhimento e por tudo o que conseguiu conquistar, e que vem para Santa Cruz com muita expectativa, esperança e disposição para trabalhar.
Quem é
Natural de Poço das Antas, no Vale do Taquari, dom Aloísio Alberto Dilli tem 68 anos e vem da ordem franciscana, que se inspira nos ensinamentos de desapego material e respeito ao ambiente ensinados por São Francisco de Assis. Entrou no Seminário de Taquari antes de completar 12 anos e fez o noviciado no seminário São Boaventura de Daltro Filho, em 1970. No ano seguinte, entrou no curso de Filosofia da Faculdade Nossa Senhora da Conceição, em Viamão. Estudou no Instituto de Teologia da PUC, em Porto Alegre, em 1973. Fez ainda Mestrado em Liturgia no Pontífico Instituto Litúrgico de Roma. Ordenado padre em janeiro de 1977, atuou em Taquari, Daltro Filho, Arroio do Meio e Porto Alegre antes de ser nomeado bispo da Diocese de Uruguaiana, em 2007.
Publicidade