As 300 cruzes cravadas no gramado da Praça Sigfried Heuser, em Santa Cruz do Sul, nessa sexta-feira chamaram a atenção para os óbitos causados pela falta de segurança no trabalho na região. Organizada pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales (Cerest/Vales), a ação teve como objetivo mobilizar a população para o grande número de mortes dos últimos anos.
Desde 2010, 365 pessoas faleceram em seus ambientes de trabalho nos 68 municípios abrangidos pelo Centro. A maioria das ocorrências aconteceu em propriedades rurais. “Tombamento de trator, manejo com animais e até choque elétrico estão entre as principais causas”, explica o coordenador do Cerest/Vales, Luiz Henrique Paim da Rocha. Enquanto isso, a média de acidentes protocolados por ano supera 5 mil. Ainda conforme informações divulgadas no evento, no mundo são mais de 2 milhões de pessoas que perdem a vida por ano em decorrência de doenças relacionadas ao trabalho.
De acordo com Paim da Rocha, o ato simbólico buscou alertar para a importância da prevenção. “Todas as cruzes estão identificadas com o verdadeiro nome das vítimas. É chocante chegar aqui e encontrar pessoas que identificam os colegas. Um, inclusive, relatou que estava com o amigo quando o acidente aconteceu.” Segundo ele, a maior parte dos acidentes – e, sobretudo, das doenças – não é notificada ou é encoberta sob a forma de auxílio-doença. Por isso a importância de prevenir e investigar.
Publicidade
Além de prestar informações acerca do trabalho realizado pelo Cerest/Vales, a ação, que marcou o Dia Mundial de Segurança no Trabalho, celebrado em 28 de abril, consistiu em distribuir folders acerca do Abril Verde, mês dedicado à prevenção de agravos relacionados ao trabalho. Na busca por diminuir os índices de acidentes, o centro trabalha com a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde. Entre as principais atividades estão a capacitação da rede de serviços de saúde, o apoio às investigações de maior complexidade e o assessoramento à realização de convênios de cooperação técnica.